SALESóPOLIS, SP — A Seleção Brasileira enfrentou um desafio complicado na Bolívia na noite de ontem, (09), e encerrou a partida com uma derrota por 1 a 0. Nos 4.150 metros de altitude de El Alto, os jogadores brasileiros sentiram intensamente a falta de oxigênio.
O Brasil termina os jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo com o pior desempenho da história. Ocupando a quinta posição a Seleção Brasil venceu em apenas dois dos cinco jogos da competição. Ainda assim segue com a vaga garantida para a Copa do Mundo de 2026.
Como a altitude afeta o desempenho dos atletas?
A altitude elevada de cidades como El Alto, na Bolívia, pode ser um inimigo para muitos times de futebol. Mas, afinal, por que isso acontece? Em locais mais altos, a pressão atmosférica é menor, reduzindo a concentração de oxigênio no ar.
Para os jogadores, isso significa dificuldade respiratória, fadiga precoce e menor eficiência muscular.
A comissão médica da Seleção Brasil já havia se preparado para os possíveis efeitos do clima, e por isso optou por chegar na cidade de El Alto próximo ao horário de partida para que os jogadores sentissem menos a falta de oxigenação.
Além disso, foram preparados 23 tubos de oxigênio para atender cada um dos jogadores convocados caso houvesse necessidade. Os esforços, porém, não foram suficientes para que os atletas se dessem melhor em campo e o Brasil não marcou nenhum gol.
Efeitos da altitude no condicionamento físico
- Respiração Dificultada: Com menos oxigênio disponível, respirar se torna um esforço maior, tornando atividades físicas mais exaustivas.
- Fadiga Rápida: Adaptar-se a menores níveis de oxigênio leva tempo. Sem essa adaptação, o cansaço chega mais rápido.
- Desempenho Muscular Reduzido: Os músculos recebem menos energia, comprometendo o desempenho dos jogadores.
Próximos desafios da Seleção Brasil
Agora, o próximo jogo da seleção brasileira está marcado para o dia 10 de outubro. Esta data FIFA, porém, não garante nenhum tipo de ponto para o Brasil porque se trata apenas de um amistoso.
A seleção vai enfrentar a Coreia do Sul, em Seul, e no dia 14 de outubro estará em Tóquio para jogar contra a seleção do Japão. No ano que vem também são esperados amistosos contra seleções europeais, mas ainda sem partidas definidas.