SALESóPOLIS, SP — O Itaú causou espanto ao anunciar a demissão de mil funcionários devido a um problema inesperado relacionado ao home office. Essa decisão impactou o mercado, gerando um amplo debate sobre as práticas de trabalho remoto.

(Foto: I.A/Sora)
De acordo com o Itaú as demissões aconteceram após identificar discrepâncias entre a marcação de ponto e as atividades registradas. Ou seja, as horas trabalhadas não correspondiam às registradas, mostrando um desempenho divergente durante o home office.
Como o Itaú percebeu que os funcionários não estavam trabalhando?
Para avaliar a produtividade, o Itaú usou ferramentas de controle que analisavam a atividade online dos funcionários. Essas ferramentas cruzaram o ponto com o uso dos sistemas internos, revelando inconsistências que levaram às demissões.
“Em alguns casos, foram identificados padrões incompatíveis com nossos princípios de confiança, que são inegociáveis para o banco. Essas decisões fazem parte de um processo de gestão responsável e têm como objetivo preservar nossa cultura e a relação de confiança que construímos com clientes, colaboradores e a sociedade”, disse o Itaú, em nota.
O episódio no Itaú reacendeu o debate sobre a vigilância no home office. Questões sobre confiança e expectativas entre empregados e empregadores foram levantadas. A tecnologia, embora útil, também suscita debates éticos significativos.
O Itaú possuí pelo menos 100 mil funcionários, e boa parte deles trabalham de forma híbrida, ou seja, parte da jornada em home office e outra parte no escritório. Nos dois casos é preciso bater ponto de entrada e saída.
Desafios do home office
- Produtividade e Controle: Medição precisa das horas trabalhadas é crucial.
- Confiança: Empresas devem equilibrar controle e confiança.
- Transparência: Comunicação clara pode evitar mal-entendidos.
A ação do Itaú de demitir tantos funcionários em pouco tempo destaca os desafios enfrentados na adaptação ao home office. As empresas precisam refletir sobre práticas de monitoramento e seu impacto nas relações de trabalho.