VITóRIA DA CONQUISTA, BA — Os cursos EAD estão passando por transformações significativas. Esta mudança impacta diretamente estudantes que buscam aprender de forma flexível e acessível. Portanto, confira essa informação antes de fazer sua matrícula.

Mais de 20 cursos EAD serão encerrados, abrangendo diversas áreas do conhecimento. Isso acontece após o Ministério da Educação decidir que determinadas formações devem ser presenciais, ou seja, sem aulas online.
Assim, as isntituições precisam se adaptar para atenderem às novas recomendações do MEC e você estudante precisa ficar de olho para não ser prejudicado. Afinal, se a isntituição seguir ofertando as formações, o aluno pode acabar não tendo o certificado reconehecido pelo MEC.
Quais cursos EAD serão sescontinuados?
De acordo com o Ministério da Educação, os cursos que estão totalmente proibidos são:
- medicina,
- direito,
- enfermagem,
- odontologia
- psicologia
As instituições de ensino estão ajustando suas ofertas para melhor atender às novas exigências do mercado. Afinal, a educação deve acompanhar as demandas em constante evolução. Descubra mais sobre a proibição do EAD em alguns contextos recentes.
Modalidades de ensino permitidas no Brasil
Além disso, o MEC também definiu as modalidades permitidas, são elas:
- Atividades presenciais: realizada com a participação física do estudante e do docente em lugar e tempo coincidentes.
- Atividades assíncronas: atividade de EaD na qual o estudante e o docente estejam em lugares e tempos diversos.
- Atividades síncronas: atividade de EaD na qual o estudante e o docente estejam em lugares diversos e tempo coincidente.
- Atividades síncronas mediadas: atividades interativas, com grupo reduzido de estudantes, apoio pedagógico e controle de frequência.
Assim, antes de fazer a sua matricula em um curso de graduação, fique atento se ele atende às novas regras.