Dia do Irmão: Descubra o significado por trás da celebração em 5 de setembro

SALESóPOLIS, SP — O Dia do Irmão desperta curiosidade em muitos sobre sua origem e propósito. Comemorada em 5 de setembro, a data carrega significados profundos e poucos conhecem suas raízes culturais e homenagens associadas.

dia do irmão
Dia do Irmão: Descubra o significado por trás da celebração em 5 de setembro
(Foto: I.A/Sora)

O Dia do Irmão celebra a união fraterna, destacando a importância dos laços afetivos entre irmãos. É uma ocasião para reconhecer como as relações familiares influenciam nosso desenvolvimento pessoal e emocional.

Por que comemoramos o Dia do Irmão em 5 de setembro?

A data homenageia Madre Teresa de Calcutá, cujo falecimento ocorreu em 5 de setembro. A comemoração foi uma sugestão da Igreja Católica que deu a referência de “irmão” para alguém muito próximo, comemorando laços de amizade. 

Foi com o tempo que a data passou a ser usada para a comemoração da irmandade considerando laços sanguíneos

Em outros países, a celebração acontece em datas diferentes. Nos Estados Unidos, o Dia do Irmão é comemorado em 10 de abril. Em Portugal é celebrado em 31 de maio.

Ideias para celebrar o Dia do Irmão

A comemoração pode ser simples e significativa. Aqui estão algumas sugestões:

A celebração convida a um reforço dos laços fraternais, valorizando a cumplicidade e o amor. É um momento para demonstrar afeto e intensificar essas conexões preciosas.

Ao aproveitar o Dia do Irmão, reafirmamos o privilégio de dividir a vida com alguém sempre presente.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com