Após 16 anos fora da Copa do Mundo país declara feriado nacional por classificação

A torcida paraguaia tem motivos de sobra para comemorar! Após 16 anos de ausência, a Seleção do Paraguai, conhecida como Albirroja, conquistou sua vaga na Copa do Mundo de 2026.

O empate sem gols contra o Equador, nesta quinta-feira (4), foi suficiente para garantir a classificação e provocar uma onda de celebrações em todo o país.

Governo do Paraguai decreta feriado nacional

Diante do feito histórico, o presidente Santiago Peña decretou feriado nacional para a sexta-feira, 5 de setembro. A decisão foi amparada pela recém-aprovada Lei nº 7.544/2025.

Ela autoriza o governo a instituir até três feriados adicionais por ano em ocasiões especiais ou para incentivar o turismo interno.

A legislação também modernizou o regime de feriados no Paraguai, criando novas datas fixas e unificando normas que antes estavam dispersas.

O decreto nº 4522 oficializou a paralisação das atividades públicas e privadas em caráter nacional, mas com exceções. Alguns serviços essenciais continuam funcionando, como, por exemplo:

  • Atendimentos de saúde;
  • Farmácias;
  • Bancos de sangue;
  • Segurança pública;
  • Atividades de comércio exterior, seguirão funcionando normalmente.
Imagem dos torcedores do Paraguai na rua comemorando o feriado nacional
Paraguai ─ Imagem: Geração/FDR

Já os trabalhadores de empresas privadas convocados a atuar nesse dia terão direito a remuneração em dobro. Esta, aliás, é uma determinação do Código do Trabalho do país.

Celebração popular e retorno histórico

A medida, sem dúvida, foi recebida com entusiasmo pela população, que transformou a classificação em uma festa nacional.

Nas ruas de Assunção e de cidades fronteiriças como Pedro Juan Caballero, a celebração tomou conta de praças e avenidas, em um clima de unidade e orgulho.

Além disso, o feriado representa um momento de descanso coletivo após anos de expectativa em torno do retorno à principal competição do futebol mundial.

Com a confirmação da vaga, o Paraguai volta ao cenário internacional depois de ficar fora das edições de 2014, 2018 e 2022.

O feito tem significado especial, principalmente, para os torcedores mais jovens, que só tinham ouvido falar das participações anteriores.

Agora portanto, o país se prepara para viver novamente a emoção de disputar a Copa do Mundo. Assim, chega com a energia renovada de uma nação que não esconde sua paixão pelo futebol.

Moysés BatistaMoysés Batista
Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Além de ter entregue mais de 10 mil artigos em SEO nos últimos anos, tem se especializado na produção de conteúdo sobre benefícios sociais, crédito e notícias nacionais.