Cogumelos Mágicos: venda ilegal pode levar a 53 anos de prisão

A Polícia Civil do Distrito Federal deflagrou uma operação de grande impacto contra um grupo que vendia cogumelos alucinógenos.

A investigação, mobilizou a Receita Federal, os Correios e o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf). Contudo, levou à prisão de nove pessoas e apreensão de equipamentos, veículos e locais destinados ao cultivo da substância.

Como funcionava o esquema e quais as consequências

Segundo os investigadores, os criminosos criaram uma estratégia sofisticada para ampliar o alcance de seus produtos.

O anúncio das vendas ocorriam em redes sociais e sites atraentes, direcionados principalmente ao público jovem.

Além disso, havia parcerias com influenciadores digitais e DJs para dar aparência de legitimidade ao comércio ilegal.

Em casos de falta de estoque em uma região, os envolvidos utilizavam o sistema de “dropshipping”. Desse modo, enviavam a mercadoria de outros estados diretamente ao consumidor.

A operação, entretanto, revelou a dimensão nacional da rede criminosa, com atividades identificadas em Brasília, Paraná, Santa Catarina e São Paulo.

Apenas pelos Correios, foram detectadas cerca de 3,7 mil encomendas enviadas. Para dificultar o rastreamento financeiro, os suspeitos ainda usavam empresas do ramo alimentício como fachada para movimentar valores ilícitos.

O Ministério Público e a Justiça determinaram o sequestro de bens do grupo, avaliados em R$ 250 milhões.

As acusações incluem tráfico de drogas, crimes contra a saúde pública, crimes ambientais e lavagem de dinheiro. Caso condenados, os envolvidos poderão cumprir penas que somadas chegam a 53 anos de prisão.

A ação chama a atenção para a crescente presença de drogas alucinógenas em ambientes urbanos e festas. E claro, a sofisticação no uso da internet para o tráfico.

O caso, sem dúvida, reforça a necessidade de fiscalização integrada e de políticas públicas voltadas à prevenção do consumo entre jovens.

Moysés BatistaMoysés Batista
Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Além de ter entregue mais de 10 mil artigos em SEO nos últimos anos, tem se especializado na produção de conteúdo sobre benefícios sociais, crédito e notícias nacionais.