Você iria? O condomínio futurista em que moradores passeiam no céu

Vaisakhi Skypark, localizado em Visakhapatnam (Vizag), na Índia, é um dos empreendimentos residenciais mais ousados da atualidade.

Com sete torres interligadas por passarelas suspensas, o projeto permite que moradores literalmente passeiem pelo céu. Aproveitando assim, áreas de lazer e jardins elevados sem precisar colocar os pés no chão da cidade.

O seu slogan é “Walk in the Sky, Live in the Park” — em tradução livre, “Caminhe no céu, viva no parque”. Nesse caminho, o empreendimento simboliza uma nova forma de viver em meio urbano, integrando modernidade, natureza e experiências coletivas.


A estrutura impressionante do Vaisakhi Skypark

O condomínio ocupa uma área de aproximadamente 10 acres, com 75% do espaço destinado a áreas abertas.

Cada uma das sete torres tem até 20 andares, somando 1.120 apartamentos do tipo 3 BHK (três quartos, sala e cozinha). As unidades variam de 130 m² a 334 m², atendendo diferentes perfis de famílias.

O grande destaque, no entanto, está nas skybridges — pontes suspensas que conectam os prédios no topo. Nessas passarelas, os moradores encontram jardins paisagísticos, áreas de convivência e vistas panorâmicas da cidade, criando a sensação de viver em um parque aéreo.

Lazer e bem-estar acima das nuvens

Além das áreas verdes elevadas, o Vaisakhi Skypark conta com dois clubhouses equipados com espaços de convivência, academia, piscinas e ambientes para atividades sociais.

Há também áreas dedicadas para crianças e idosos, reforçando a proposta de oferecer qualidade de vida e integração entre gerações.

A ideia, entretanto, é proporcionar um ambiente tranquilo, seguro e ao mesmo tempo inovador. Um local em que os moradores podem se conectar com a comunidade sem sair do próprio condomínio.

Um conceito que une futuro e sustentabilidade

O projeto também aposta em soluções que ampliam a sustentabilidade urbana.

Ilustração do Vaisakhi Skypark
Vaisakhi Skypark ─ Imagem: Geração/FDR

O uso de áreas abertas no topo ajuda na circulação de ar e no conforto térmico, enquanto o paisagismo reduz o impacto do concreto no visual da cidade.

Junto com o design das passarelas suspensas, reforça-se a ideia de que grandes empreendimentos residenciais podem dialogar com a natureza e o lazer.

Com esse modelo, o Vaisakhi Skypark, de fato, se torna uma vitrine de como a arquitetura pode repensar o modo de morar em cidades cada vez mais verticais.


Morar no Vaisakhi Skypark: luxo ou tendência?

A proposta desperta debates: seria apenas um luxo para poucos ou o início de uma tendência global? Para os moradores, sem dúvida, o apelo está em viver em um espaço que combina conforto, segurança, áreas verdes e inovação arquitetônica.

Enquanto muitas cidades lutam para integrar parques e áreas abertas em meio ao crescimento urbano, o Vaisakhi Skypark mostra que é possível levar esses espaços diretamente para as alturas.

Moysés BatistaMoysés Batista
Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Além de ter entregue mais de 10 mil artigos em SEO nos últimos anos, tem se especializado na produção de conteúdo sobre benefícios sociais, crédito e notícias nacionais.