SALESóPOLIS, SP — Há estudos para que o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) inicie a ampliação de seus serviços no próximo mês, visando melhorar o atendimento aos beneficiários ansiosos. Por hora, um projeto piloto deve introduzir as novas modalidades de atendimento.

(Foto: I.A/Sora)
A expansão do atendimento presencial é o foco do INSS, incluindo agendamentos mais ágeis e a solução de pendências de maneira mais direta.
Na quinta-feira (28) foi publicada no Diário Oficial da União uma portaria que regulariza o projeto piloto, em que os segurados possam realizar alguns serviços de forma presencial sem agendamento.
Quando começam os novos atendimentos no INSS?
A ideia é que os novos atendimentos tenham início a partir de 1 de setembro, segunda-feira, e durem pelos próximos 90 dias. Inicialmente serão 19 unidades de agências do INSS que farão parte do projeto-piloto.
Quais atendimento nas agências do INSS não vão exigir agendamento?
- Emissão do Cnis (Cadastro Nacional de Informações Sociais), outros extratos e documentos
- Atendimento por decisão judicial
- Emissão e atualização de senha do portal Gov.br
- Marcação, remarcação, cancelamento e consulta de agendamentos
- Análise de pedidos iniciais de aposentadoria e pensão, de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez e de manutenção e atualização de benefícios (com autorização da gerência)
- Solicitação de antecipação de benefícios em caso de calamidade (essa medida depende de publicação sobre a calamidade no município, estado ou país)
A Portaria também estabeleceu que idosos de 80 anos com processos atrasados poderão ser atendimento em qualquer agência do INSS, mesmo que essa unidade não esteja participando do projeto-piloto.