SALESóPOLIS, SP — A aposentadoria é um benefício almejado por muitos trabalhadores, com várias modalidades à disposição. Uma delas é a aposentadoria por invalidez, que pode ser suspensa após um período de 2 anos.
(Foto: I.A/Sora)
A aposentadoria por invalidez destina-se aos segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que não podem mais trabalhar devido a questões de saúde.
Diferente da aposentadoria vitalícia, essa modalidade está sujeita a revisões periódicas a cada dois anos, a fim de verificar se a condição que incapacitou o trabalhador continua sendo um problema, ou não.
Como funciona a revisão da aposentadoria a cada dois anos?
Bienalmente, o INSS conduz uma reavaliação da aposentadoria por invalidez, verificando se o beneficiário continua incapaz de trabalhar.
Para isso, o aposentado é notificado sobre o prazo que precisa cumprir e que exige o agendamento de perícia médica em uma unidade do INSS. O perito do Instituto é quem vai avaliar as condições de saúde daquele cidadão.
Se, após o exame médico, o INSS concluir que o beneficiário pode voltar a trabalhar, o direito à aposentadoria por invalidez é revogado.
Dicas para os beneficiários
- Esteja atento às notificações do INSS e compareça às perícias.
- Mantenha laudos e exames médicos sempre atualizados.
- Se discordar da decisão do INSS, considere recorrer judicialmente.
Quando a aposentadoria por invalidez se torna vitalícia?
- Idade e tempo de benefício: Segurados com 60 anos ou mais, ou com 55 anos ou mais e 15 anos ou mais de recebimento do benefício, estão dispensados de reavaliações periódicas;
- Doenças específicas: Beneficiários com HIV/AIDS também são isentos de reavaliações periódicas.