SãO PAULO (SP) — Muitas pessoas enfrentam dificuldades para perder peso por razões que vão além da dieta e exercício. Compreender esses motivos pode ajudá-lo(a) a traçar estratégias eficazes para alcançar seus objetivos de saúde e bem-estar.
Por que a dificuldade de perder peso afeta tantas pessoas?
A realidade de muitos que convivem com a dificuldade de perder peso está ligada a fatores genéticos.
Conforme dados do O Globo, a genética pode afetar até 80% da sua composição corporal. Se seus pais ou avós enfrentaram esse problema, você também pode ter predisposição.
Fatores que contribuem para a dificuldade de perder peso
1. Metabolismo Lento
Algumas pessoas possuem metabolismo naturalmente lento, dificultando a queima de calorias. Com o passar dos anos, especialmente após os 30, isso pode piorar.
2. Hormônios Desequilibrados
Desequilíbrios hormonais, como níveis alterados de cortisol ou insulina, podem afetar o controle de peso. Consumir alimentos que equilibram hormônios é uma boa estratégia.
3. Problemas de Sono
Dormir mal impacta diretamente no peso. Pessoas privadas de sono tendem a ingerir mais calorias, aumentando o peso.
Pequenos hábitos ajudam a perder peso?
Hábitos diários, muitas vezes ignorados, influenciam a perda de peso. Desde o consumo de bebidas açucaradas até comer assistindo TV, pequenas mudanças podem fazer a diferença.
Criar um ambiente tranquilo para as refeições auxilia na digestão e controle do apetite.
Dietas extremas prometem resultados rápidos, mas são insustentáveis. Podem levar a deficiências nutricionais e ao efeito sanfona. Priorizar métodos que promovam um emagrecimento saudável e permanente é essencial.