Anvisa lança alerta para quem toma suplementos: sua marca preferida está te sabotando!

SALESóPOLIS, SP — A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autoridade de saúde do Brasil, acendeu um alerta crítico sobre o uso de suplementos. Essa mensagem é um chamado a todos que utilizam esses produtos diariamente, visando manter sua saúde.

suplementos
Anvisa lança alerta para quem toma suplementos: sua marca preferida está te sabotando!
(Foto: I.A/Sora)

A Anvisa, em uma ação conjunta com a vigilância sanitária de Itapemirim (ES), interditou uma fábrica clandestina de suplementos alimentares.

A apreenssão faz parte do Programa de Fiscalização das Indústrias de Suplementos Alimentares, que inspeciona estabelecimentos em todo o país. 

Quais suplementos foram proibidos pela Anvisa?

A popularidade dos suplementos alimentares é inegável. Entretanto, muitos produtos de qualidade inferior agora permeiam o mercado. A Anvisa, durante uma inspeção, desativou uma fábrica ilegal da empresa Verde Flora Produtos Naturais.

De acordo com uma reportagem da Veja, ao fazer a inspeção nesta empresa a Anvisa e a vigilância sanitária local encontraram um galpão próximo ao local funcionando de forma ilegal. 

Dentro do local foram encontrados suplementos e medicamentos fitoterápicos sem registro na Anvisa e fabricados em condições higiênico-sanitárias precárias. 

Quando os suplementos são proibidos pela Anvisa?

A proibição na venda de suplementos tem se tornado cada vez mais comum. Em abril, por exemplo, a Anvisa proibiu suplementos à base de ora-pro-nóbis, justificando que o ingrediente vinha sendo comercializado sem comprovação científica de segurança ou eficácia. 

Além disso, neste ano também foram retirados de circulação os produtos produzidos por marcas como: Power Green, Lipo Sem Corte, Detox Fit e Intensy.

Diante disso, são critérios para proibição de produtos:

  • Falta de evidência científica sobre benefícios
  • Ingredientes omitidos nos rótulos
  • Contaminações químicas ou biológicas
  • Doses erradas e perigosas

Como fazer escolhas seguras de suplementos?

  • Verifique registros na Anvisa: Escolha produtos aprovados, garantindo que passaram por verificações.
  • Consulte profissionais de saúde: Busque orientação médica antes de começar a usar suplementos.
  • Pesquise marcas reconhecidas: Prefira empresas com reputação comprovada e informações transparentes.
  • Examine rótulos: Confira cuidadosamente todas as informações no rótulo do produto.

 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com