CadÚnico: 3 programas poucos conhecidos por quem está na plataforma

SALESóPOLIS, SP — O CadÚnico (Cadastro Único) é mais que uma ferramenta para programas sociais. Ele oferece vantagens desconhecidas para muitas famílias. Inscrever-se pode transformar vidas. Além dos auxílios populares, conheça três programas de destaque.

cadúnico
CadÚnico: 3 programas poucos conhecidos por quem está na plataforma
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Isenção de taxa em concursos e vestibulares no CadÚnico

Concursos e vestibulares podem ser caros. Mas, quem está inscrito no CadÚnico pode pedir isenção de taxas. Isso facilita o acesso ao ensino superior e a novos empregos, essenciais para o desenvolvimento pessoal e profissional.

É preciso pedir a isenção no órgão organizador do exame, mostrando o comprovante de inscrição no CadÚnico.

Tarifa Social: Obtenha desconto na conta de luz

A Tarifa Social de Energia Elétrica oferece descontos na conta de luz para famílias de baixa renda. Quem está no CadÚnico pode aproveitar esse benefício e reduzir despesas com energia. Para conseguir, é necessário:

  • Estar inscrito no CadÚnico;
  • Ter a conta de energia elétrica em seu nome.

A redução é de no mínimo 65%, com isenção total para quem registra no máximo 80 kWh por mês.  

Carteira do Idoso: Facilitação com o CadÚnico

A Carteira do Idoso oferece transporte interestadual gratuito ou tarifas reduzidas para pessoas com 60 anos ou mais. Com o CadÚnico, este documento fica mais fácil de conseguir, pois as informações necessárias já estão cadastradas. 

A emissão da carteirinha é feita de forma online (por aqui), sendo necessário renovar o documento a cada dois anos para validar os benefícios. Além da carteira também é preciso apresentar um documento com foto para conseguir o bilhete de ônibus gratuito. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com