A ANEEL divulgou nesta terça-feira (19 de agosto de 2025) que o leilão de transmissão de energia elétrica, previsto para março de 2026, deve gerar 9.027 novos empregos diretos e indiretos.
O edital que, desse modo, prevê R$ 3,31 bilhões em investimentos, já está em consulta pública.
Edital em consulta pública e investimentos com a marca da ANEEL
O edital do Leilão de Transmissão nº 01/2026 ficará em consulta pública de 21 de agosto a 19 de setembro de 2025. Nesse período, portanto, a sociedade poderá sugerir mudanças e ajustes na minuta do documento.
Com valor global de R$ 3,31 bilhões, o leilão abrange cinco lotes. Assim, as obras incluem 661 km de linhas de transmissão, 2.400 MVA de capacidade de transformação e a instalação de cinco compensações síncronas.
Os empreendimentos, inclusive, estão distribuídos em 12 estados brasileiros. Sendo eles:
- Bahia;
- Ceará;
- Mato Grosso;
- Mato Grosso do Sul;
- Minas Gerais;
- Pará;
- Paraná;
- Rio de Janeiro;
- Rio Grande do Norte;
- Santa Catarina;
- São Paulo;
- Sergipe.
Onde serão gerados empregos – ANEEL e os lotes com maior aporte
A previsão de 9.027 empregos engloba postos diretos e indiretos em todas as fases dos projetos. Ou seja, desde a construção até a manutenção da infraestrutura.
Entre os destaques, o Lote 3 contempla compensações síncronas em subestações no Rio Grande do Sul e Ceará. Já o Lote 5 prevê a construção de 505 km de linhas e três subestações no Mato Grosso e Pará.
Avanço tecnológico: baterias como alternativa futura
Durante reunião da diretoria, a ANEEL também avaliou a possibilidade de incluir baterias nos próximos leilões. Esta, contudo, seria uma forma de garantir maior estabilidade ao sistema elétrico.
A expectativa é que o país instale até 800 MW de capacidade de baterias até 2031, conforme previsto no plano decenal de expansão energética.
A consulta pública segue aberta até o dia 19 de setembro de 2025. Depois que passar este prazo, o edital final passará por avaliação da diretoria da ANEEL e do Tribunal de Contas da União (TCU), antes da publicação definitiva.
Para mais notícias sobre empregos, energia e economia, não deixe de acompanhar as novidades diárias aqui do portal FDR.