Trem da Transnordestina tira 378 caminhões das estradas a cada viagem

A Transnordestina transforma a logística no Nordeste desde o início das suas operações previsto para outubro de 2025.

Assim, cada viagem do trem reduz drasticamente o tráfego rodoviário, removendo 378 caminhões das estradas — um número equivalente à carga transportada por 126 vagões. Portanto, o trem representa uma solução sustentável e eficiente, já no início do texto.


Potência logística da Transnordestina

A Transnordestina terá trens formados por 126 vagões, cada um com capacidade equivalente a três carretas, totalizando o impacto de 378 caminhões a cada viagem.

Isso, a princípio, demonstra sua força logística e o ganho imediato em segurança e fluidez nas rodovias.

Trem da Transnordestina passando pelo nordeste
Imagem: Geração/FDR

Velocidade comparativa: ferrovia vs rodovia

No trecho entre Eliseu Martins (PI) e o Porto do Pecém (CE), o trem levará cerca de 32 horas, sem carga ou descarga.

Por outro lado, o transporte por caminhão pode levar em média 13 horas, sem contar paradas e condições adversas nas estradas.

O interessante é que mesmo sendo mais lento, o trem compensa em volume e sustentabilidade.

Sustentabilidade e economia com Transnordestina

O transporte ferroviário consome aproximadamente 2,6 litros por tonelada, frente aos 7 litros por tonelada usados pelo caminhão.

Esse diferencial reduz emissões, diminui o tráfego nas rodovias e reduz custos logísticos – um benefício tanto econômico quanto ambiental.


Relevância estratégica para o Nordeste

A Transnordestina conecta o interior do Piauí ao Porto do Pecém e integra cerca de 1.200 km na sua primeira fase.

A conclusão, todavia, está prevista para o segundo semestre de 2027, marcando uma nova era para o escoamento da produção regional.

Para entender mais sobre infraestrutura e logística, explore outros artigos no portal FDR. E se quiser encontrar mais referências técnicas sobre o consumo de energia no transporte ferroviário, você pode acompanhar fontes como a ABIFER (Associação Brasileira de Integração Ferroviária).

Com isso, a Transnordestina mostra seu potencial para moldar o futuro da logística no Nordeste, sendo assim, mais eficiente, sustentável e estratégico — um trem que vale por quase 400 caminhões.

Moysés BatistaMoysés Batista
Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Além de ter entregue mais de 10 mil artigos em SEO nos últimos anos, tem se especializado na produção de conteúdo sobre benefícios sociais, crédito e notícias nacionais.