A Transnordestina transforma a logística no Nordeste desde o início das suas operações previsto para outubro de 2025.
Assim, cada viagem do trem reduz drasticamente o tráfego rodoviário, removendo 378 caminhões das estradas — um número equivalente à carga transportada por 126 vagões. Portanto, o trem representa uma solução sustentável e eficiente, já no início do texto.
Potência logística da Transnordestina
A Transnordestina terá trens formados por 126 vagões, cada um com capacidade equivalente a três carretas, totalizando o impacto de 378 caminhões a cada viagem.
Isso, a princípio, demonstra sua força logística e o ganho imediato em segurança e fluidez nas rodovias.
Velocidade comparativa: ferrovia vs rodovia
No trecho entre Eliseu Martins (PI) e o Porto do Pecém (CE), o trem levará cerca de 32 horas, sem carga ou descarga.
Por outro lado, o transporte por caminhão pode levar em média 13 horas, sem contar paradas e condições adversas nas estradas.
O interessante é que mesmo sendo mais lento, o trem compensa em volume e sustentabilidade.
Sustentabilidade e economia com Transnordestina
O transporte ferroviário consome aproximadamente 2,6 litros por tonelada, frente aos 7 litros por tonelada usados pelo caminhão.
Esse diferencial reduz emissões, diminui o tráfego nas rodovias e reduz custos logísticos – um benefício tanto econômico quanto ambiental.
Relevância estratégica para o Nordeste
A Transnordestina conecta o interior do Piauí ao Porto do Pecém e integra cerca de 1.200 km na sua primeira fase.
A conclusão, todavia, está prevista para o segundo semestre de 2027, marcando uma nova era para o escoamento da produção regional.
Para entender mais sobre infraestrutura e logística, explore outros artigos no portal FDR. E se quiser encontrar mais referências técnicas sobre o consumo de energia no transporte ferroviário, você pode acompanhar fontes como a ABIFER (Associação Brasileira de Integração Ferroviária).
Com isso, a Transnordestina mostra seu potencial para moldar o futuro da logística no Nordeste, sendo assim, mais eficiente, sustentável e estratégico — um trem que vale por quase 400 caminhões.