Multimilionárias aos 11 anos: criança cria caneca para ajudar avô com Parkinson e transforma ideia em negócio inovador

Algumas histórias, de fato, emocionam por unir afeto e inovação. É o caso de Lily Born, que aos 11 anos ganhou destaque mundial criando uma caneca especial para seu avô, que tinha diagnóstico de Parkinson.

A invenção nasceu em 2014, e veio de uma necessidade familiar. Contudo, acabou se transformando em um produto de sucesso, movimentando milhões de dólares.


Como tudo começou: a criação da caneca

A ideia surgiu quando Lily tinha apenas 9 anos. Porém, algo chamava sua atenção demais: as dificuldades do avô para segurar canecas comuns. Elas sempre viravam por causa dos tremores da doença.

Foi então que ele desenvolveu um modelo com três pés integrados à base, o que garantia maior estabilidade.

Com o apoio do pai, a invenção recebeu o nome de Kangaroo Cup e não demorou muito para chamar atenção.

Uma campanha de financiamento coletivo ajudou a colocar o produto no mercado, superando expectativas e atraindo compradores de vários países.

A jovem segura sua caneca para ajudar avô com Parkinson
Imagem: Geração/FDR

Evolução das canecas no mercado

A primeira versão era de plástico simples, mas logo passou por melhorias. Em seguida, vieram as produções em cerâmica e depois em um plástico mais resistente.

Este últimos, aliás, trouxe alças ergonômicas e design que mantém o centro de gravidade baixo, evitando derramamentos.

Esse formato tornou a caneca indispensável para pessoas com Parkinson e outros problemas de mobilidade, que passaram a ter mais autonomia no dia a dia.

O sucesso foi imediato. Mais de 1.000 copos de cerâmica e 10.000 unidades de plástico foram vendidos por meio das plataformas Indiegogo e Kickstarter.

A popularidade, portanto, consolidou a Kangaroo Cup como uma solução prática e acessível para famílias que lidam com limitações motoras.


Como está a inventora uma década depois?

Atualmente com 21 anos, Lily é diretora da Imagiroo, empresa que fundou para continuar produzindo as canecas. Além de trabalhar no design e no marketing dos produtos, ela também se dedica às artes, como atuação e música.

Segundo a jovem, a nova versão lançada recentemente é inquebrável e não se restringe apenas a pessoas com Parkinson. Assim, ela foca também em crianças e adultos, ampliando as pessoas que consegue ajudar.

As canecas continuam à venda no site oficial da Imagiroo e seguem fazendo sucesso. Mais do que um negócio milionário, a história de Lily mostra como empatia e criatividade podem transformar a vida de milhares de pessoas, tornando o simples ato de beber água mais acessível e seguro.

Moysés BatistaMoysés Batista
Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Além de ter entregue mais de 10 mil artigos em SEO nos últimos anos, tem se especializado na produção de conteúdo sobre benefícios sociais, crédito e notícias nacionais.