Na noite de 12 de agosto de 2025, o São Paulo empatou em 0x0 com o Atlético Nacional, em Medellín. A partida foi pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa Libertadores.
O destaque da partida, entretanto, foi o goleiro Rafael, que brilhou ao defender um dos dois pênaltis cobrados por Edwin Cardona. O primeiro chute foi para fora, e o segundo, ele mesmo parou com uma grande defesa.

Crespo destaca atuação do goleiro Rafael e valoriza resultado
Após a partida, o técnico Hernán Crespo elogiou publicamente o goleiro Rafael, chamando-o de “líder de grande importância para o grupo”.
Desse modo, Crespo destacou que o goleiro “fechou o gol” e foi essencial para garantir o empate fora de casa.
Apesar das dificuldades ofensivas, Crespo, aliás, considerou positivo sair com um ponto em um jogo de alta pressão. Mas reforçou a importância de decidir a classificação no Morumbi.
Rafael recebe reconhecimento dentro e fora de campo
Além do reconhecimento interno, a atuação de Rafael também foi valorizada pela imprensa esportiva. O comentarista Vitor Birner, da ESPN, por exemplo, afirmou que Rafael é “o goleiro ideal para um clube como o São Paulo”. Na ocasião, ressaltou sua liderança e segurança.
Na entrevista pós-jogo, Rafael dividiu os méritos com o elenco e destacou a estratégia nas cobranças de pênalti. “Esperei até o último momento e fui feliz na defesa. O mérito é de todos”, disse asim.
Próximo confronto será decisivo no Morumbi
O jogo de volta entre São Paulo e Atlético Nacional acontece no dia 19 de agosto, às 21h30, no Morumbi. Quem vencer, portanto, avança às quartas de final da Libertadores.