VITóRIA DA CONQUISTA, BA — O uso de lubrificantes de qualidade é essencial para o bom funcionamento do seu veículo. Poré,. de acordo com o Instituto Combustível Legal, 10% dos lubrificantes vendidos no Brasil estão adulterados, representando uma ameaça à eficiência e segurança dos veículos.
A notícia de que 10$ dos lubrificantes vendidos no Brasil estão adulterados pegou os motoristas de surpresa. Ao mesmo tempo é um alerta importante que aponta para a necessidade de se ficar atento aos produtos usados no seu veículo.
Imagem: Geração/FDR
Lubrificantes adulterados perdem suas propriedades originais, prejudicando a lubrificação eficiente do motor. Isso pode resultar em sérios danos mecânicos, elevando os custos de manutenção e prejudicando o desempenho do veículo.
Como a adulteração do lubrificante acontece
Segundo o Instituto, a adulteração ocorre quando substâncias inapropriadas são misturadas. Os responsáveis alteram a fórmula química para aumentar o volume e reduzir custos, o que compromete a qualidade do produto. Entre os métodos utilizados estão:
- Alteração da composição original.
- Uso de aditivos impróprios.
- Mistura com produtos inferiores.
Como identificar lubrificantes adulterados?
- Consumidores devem observar sinais de adulteração para evitar danos.
- Primeiro, procure o selo de qualidade nos produtos.
- Checar o preço é igualmente importante; valores muito baixos podem sinalizar adulteração.
- Além disso, prefira sempre postos de combustíveis ou lojas especializadas reconhecidas e de boa reputação.
Impactos da adulteração do lubrificante no desempenho do veículo
Lubrificantes adulterados afetam diretamente o motor, reduzindo sua vida útil e aumentando a chance de falhas mecânicas. Superaquecimento e desgaste rápido das peças são problemas comuns, mostrando que o barato pode sair caro.
Além disso, assim como “lubrificantes de má qualidade”, o uso de combustível de má qualidade pode causar sérios danos ao veículo.
A qualidade dos lubrificantes é essencial para o desempenho seguro dos veículos. Muitos motoristas, no entanto, ignoram a importância de escolher o produto certo. Investir na qualidade do óleo do motor está diretamente relacionado à revisão do veículo, garantindo manutenção adequada e custos menores a longo prazo.