Explosão em Quatro Barras: Governo confirma feridos e desaparecidos nesta terça-feira (12)

Uma forte explosão em uma fábrica de explosivos da Enaex Brasil, em Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba, deixou ao menos 15 pessoas feridas e cerca de 7 desaparecidas na manhã desta terça-feira (12).

O incidente ocorreu por volta das 5h50, destruindo assim, uma área de aproximadamente 25 m² da unidade e causando uma cratera no local.

O estrondo ecoou em vários municípios próximos, como:

  • Piraquara;
  • Colombo;
  • Campina Grande do Sul;
  • Bocaiúva do Sul;
  • Pinhais;
  • Rio Branco do Sul.

Nas imediações, aliás, provocou quebras de vidros, danos em forros e impactos estruturais.

Foto de Explosão em quatro barras
Imagem: Reprodução/X

Vítimas e atendimentos médicos

Entre os feridos, estão trabalhadores da própria fábrica e moradores das proximidades atingidos pela onda de choque.

Até o momento, se sabe que duas pessoas tiveram escoriações leves, enquanto outras foram encaminhadas para hospitais da região em estado estável.

Além disso, as buscas continuam para localizar os desaparecidos, que estavam na área mais próxima à detonação.

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, com apoio do Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST) e do Esquadrão Antibombas da PM, atua no local desde as primeiras horas. As equipes, aliás, estão com cães farejadores para auxiliarem nas operações em Quatro Barras.


Onda de choque e impactos nas cidades vizinhas

Moradores relataram que o barulho foi “ensurdecedor” e que objetos caíram das prateleiras. Em alguns casos, janelas foram arrancadas pela pressão. Um vídeo, disponível na rede social X, dá dimensão do estrondo:

A força da explosão foi suficiente para atingir prédios a quilômetros de distância, aumentando o temor de novos incidentes.

Autoridades acompanham a ocorrência

O Secretário de Segurança Pública, coronel Hudson Leôncio Teixeira, e o comandante-geral dos Bombeiros, coronel Antônio Hiller, estiveram no local. Assim, acompanharam os trabalhos, por determinação do governador do Paraná.

Ademais, a área foi isolada para garantir a segurança e permitir o resfriamento de possíveis remanescentes explosivos.


Enaex Brasil e histórico do local

A fábrica que explodiu em Quatro Barras pertence à Enaex Brasil, antiga Britanite, especializada em produção de explosivos para uso industrial e mineração.

Contudo, a empresa ainda não divulgou um comunicado oficial sobre as causas do acidente. Porém, informou que colabora com as autoridades para apuração dos fatos.

As causas da explosão serão apuradas por meio de perícia técnica. A previsão é de que os trabalhos no local se estendam por dias, devido ao risco de novos focos de explosão e à necessidade de encontrar os desaparecidos.

Enquanto isso, moradores próximos seguem orientados a evitar a região e manter distância do perímetro isolado.

Moysés BatistaMoysés Batista
Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Além de ter entregue mais de 10 mil artigos em SEO nos últimos anos, tem se especializado na produção de conteúdo sobre benefícios sociais, crédito e notícias nacionais.