SALESóPOLIS, SP — A Copa do Mundo 2026 enfrenta incertezas. Decisões recentes de Donald Trump, presidente dos EUA, ameaçam o evento. A possível proibição de vistos a causa apreensão, o que chegou a gerar suspeitas de uma possível troca de sede do evento.

(Foto: I.A)
Fãs e organizadores temem prejuízos significativos para o evento e a economia local se o governo de Dolnald Trump manter a cassação de vistos, além de dificultar a liberação desse documento.
Embora tenham surgido notícias de que a FIFA estaria avaliando mudar a sede da Copa do Mundo 2026, mantendo os jogos apenas no Canadá e México, e excluindo os Estados Unidos, na verdade são fake.
Esta é a primeira vez que o evento acontece em três países diferentes. Mas por uma questão contratual os Estados Unidos não correm o risco de ser excluído. Por outro lado, a equipe organizadora do evento teme diminuição de público devido a lentidão na liberação dos vistos.
Como a proibição de vistos pode impactar a Copa do Mundo de 2026?
De acordo com Lourival Sant’Anna, analista de Internacional da CNN Brasil, o presidente Donald Trump considera a possibilidade de banir os vistos para brasileiros, incluindo o período da Copa.
Milhões de fãs esperam apoiar suas seleções no torneio. Sem eles, a atmosfera vibrante e a energia nas arquibancadas podem ser prejudicadas.
Além disso, com menos turistas a rede hoteleira, bares, restaurantes, e todo os outros setores da economia norte americana podem ser afetadas.
A equipe organizadora também teme pelos próprios membros das seleções de futebol, como a equipe técnica, os jogadores e seus familiares, já que todos necessitam de vistos para entrar nos países que vão sediar a Copa do mundo.
Impactos econômicos potenciais
- Queda no Turismo: A restrição de vistos pode desencorajar visitantes, reduzindo o turismo.
- Menos Receita: Menos turistas afetam diretamente restaurantes, hotéis e comércio local.
- Imagem Prejudicada: A Copa do Mundo 2026 pode sofrer com uma imagem negativa, prejudicando futuras negociações de eventos nos EUA.