ARAGUARI, MG — O saque-calamidade do FGTS está disponível para habitantes de duas cidades no Rio Grande do Sul. A Caixa Econômica Federal (CEF) liberou o benefício para trabalhadores cujas casas foram impactadas por desastres naturais. Esta ação visa mitigar as dificuldades enfrentadas pelas famílias dessas áreas atingidas.

O saque-calamidade do FGTS foi liberado para as cidades gaúchas de Boa Vista do Incra e Barra Funda. Elas foram severamente atingidas por enchentes recentemente. Esta medida emergencial permite aos trabalhadores sacar até R$ 6.220 de suas contas do Fundo de Garantia para reparar os danos causados.
Passo a passo para solicitar o saque-calamidade do FGTS
- Documentação necessária: Tenha um documento de identidade com foto e um comprovante de residência em seu nome, emitido até 120 dias antes do desastre;
- Procedimento de solicitação: Moradores de Boa Vista do Incra e Barra Funda podem usar o aplicativo FGTS ou ir a uma agência da Caixa para iniciar a solicitação;
- Prazo para solicitar: Faça o pedido até 90 dias após o decreto de calamidade no Diário Oficial da União.
Quem tem direito ao saque-calamidade do FGTS?
O saque do FGTS é voltado para trabalhadores de áreas afetadas nos municípios mencionados. A prioridade é para famílias com lares diretamente e significativamente impactados. Além disso, o trabalhador deve ter um saldo na conta do FGTS e não precisa estar empregado formalmente no momento do pedido.
Essas ações emergenciais da Caixa visam aliviar o impacto financeiro em áreas afetadas por desastres naturais. O saque do FGTS ajuda a restabelecer condições mínimas de habitação e recuperação imediata dos danos.
A colaboração das prefeituras e entidades bancárias é vital para enfrentar eventos tão devastadores. Se você mora em Boa Vista do Incra ou Barra Funda e sua residência foi danificada, procure seus direitos e informe-se sobre o saque-calamidade do FGTS.