O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou o novo calendário de pagamentos para o mês de agosto de 2025.
A mudança no cronograma visa garantir maior organização e agilidade na liberação dos benefícios. Desse modo, para quem recebe até um salário mínimo, os pagamentos começam em 25 de agosto.
Enquanto isso, quem ganha mais do que o piso nacional terá os créditos liberados entre 1º e 5 de setembro.
Qual é o calendário do INSS de pagamento?
Os pagamentos do INSS seguem o número final do benefício, sem considerar o dígito após o traço.
Para os beneficiários que recebem até um salário mínimo (R$ 1.518,00 em 2025), os valores ficam disponíveis entre 25 de agosto e 5 de setembro.
Já aqueles que têm rendimentos superiores ao valor do piso nacional terão os repasses entre 1º e 5 de setembro.
Essa divisão no calendário foi criada para atender aos mais de 40 milhões de beneficiários do INSS. Neste mês, 28,2 milhões recebem o valor mínimo e 12,3 milhões com valores superiores a esse.
Como saber a data de pagamento do INSS?
A data de pagamento do INSS é determinada de acordo com o número final do benefício. Para descobrir quando seu pagamento será liberado, é necessário observar o número do benefício que consta no cartão do segurado e seguir o cronograma de pagamentos.
Caso o número final seja 1, por exemplo, o pagamento ocorrerá no primeiro dia do mês correspondente. Seguindo essa lógica, basta verificar o número final para saber a data exata.
Qual o teto máximo do INSS?
Em 2025, o teto do INSS é de R$ 7.507,49. Isso significa, portanto, o valor máximo que o segurado pode receber do INSS, seja como aposentadoria, pensão ou outro benefício.
Aqueles que têm contribuições mais altas, com base no teto, são os que se aposentam com valores maiores. Ou que recebem algum benefício superior ao valor mínimo estabelecido.
Vale a pena pagar o INSS depois dos 50 anos?
Sim, pagar o INSS depois dos 50 anos pode ser vantajoso. Sobretudo, para quem está planejando a aposentadoria ou deseja garantir uma maior segurança financeira no futuro.
Contribuir ao INSS após os 50 anos pode aumentar o valor da aposentadoria, pois o tempo de contribuição conta para o cálculo do benefício.
Além disso, pagar o INSS também assegura acesso a outros benefícios, como auxílio-doença, pensão por morte e aposentadoria por invalidez.
Em resumo, a contribuição ao INSS é uma forma de garantir benefícios no futuro, mesmo após os 50 anos.