5 formas fáceis de economizar energia elétrica em agosto

SALESóPOLIS, SP — Economizar energia elétrica preocupa diversas famílias. Com o aumento das tarifas, é essencial encontrar maneiras eficazes de reduzir o consumo em agosto. Aqui estão cinco métodos práticos para ajudar.

energia
5 formas fáceis de economizar energia elétrica em agosto
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

1. Desligue as Luzes ao Sair

Desativar as luzes ao deixar um ambiente é um hábito que impacta positivamente. Parece insignificante, mas no final do mês, economiza energia consideravelmente. Luzes acessas desnecessariamente geram custos extras na sua conta.

2. Opte por lâmpadas de LED

Lâmpadas LED são mais eficientes energeticamente que as tradicionais. Elas oferecem maior durabilidade e são um investimento que compensa. Trocar lâmpadas incandescentes por LEDs pode reduzir drasticamente seus gastos mensais.

3. Remova aparelhos da tomada

Aparelhos no modo stand-by ainda consomem eletricidade. Para economizar e aumentar a vida útil dos aparelhos, desconecte televisores, computadores, e outros dispositivos quando não estiverem em uso.

4. Utilize a luz natural

Agosto oferece excelentes dias de luz natural. Aproveitar ao máximo essa iluminação reduz a necessidade de lâmpadas durante o dia. Mantenha cortinas e persianas abertas para aproveitar ao máximo a luz do sol.

5. Organize o uso de aparelhos de alto consumo

Dispositivos como ferros de passar e ar-condicionados têm alto consumo energético. Usá-los em horários de tarifa reduzida ou de maneira otimizada, como passar todas as roupas de uma vez, auxilia no controle da conta de energia.

Dicas extras para uma economia eficaz

Considere utilizar tomadas inteligentes, que cortam energia automaticamente quando o aparelho está inativo.

A conscientização familiar é fundamental, garantindo resultados ainda melhores e colaboração de todos.

Com ajustes simples e mudanças de hábito, você pode diminuir significativamente sua conta de luz, sem grandes sacrifícios.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com