VITóRIA DA CONQUISTA, BA — A fibromialgia foi recentemente reconhecida como condição que dá direito a PcD. Isso facilita o acesso a benefícios especiais para os portadores. Antes, não era vista como deficiência, mas mudanças recentes alteraram essa percepção. Agora, com esse reconhecimento, os portadores podem acessar benefícios como vagas de emprego reservadas, isenções fiscais e transporte público gratuito.

(Imagem: Geração/FDR)
Essa inclusão representa um avanço significativo para quem enfrenta o desafio diário da fibromialgia. Assim, as pessoas com essa condição de saúde passam a serem consideradas pessoas com deficiência (PcD).
Quem se qualifica para o direito?
Para ter direito a esse benefício, o diagnóstico de fibromialgia deve ser certificado por um profissional de saúde. Depois que a condição é reconhecida como PcD, as pessoas precisam procurar os órgãos responsáveis para apresentar a documentação exigida. O primeiro passo é conseguir um laudo médico, e depois, levar os documentos aos centros de assistência social.
Quais são os direitos garantidos pelo reconhecimento da Fibromialgia como PcD?
A lei assegura diversos direitos para PcDs devido à fibromialgia:
- Vagas de emprego reservadas
- Isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos adaptados
- Direito a cotas em universidades públicas e concursos
- Benefícios do INSS
Como Requerer os Direitos de PcD?
Para requerer os benefícios, siga as etapas a seguir:
- Obtenha um laudo médico com o diagnóstico de fibromialgia.
- Vá aos órgãos de assistência social com a documentação.
- Verifique as exigências específicas para cada benefício.
O reconhecimento da fibromialgia como critério para PcD é uma vitória na luta por mais direitos e qualidade de vida. Com as informações acima, aqueles que convivem com a fibromialgia podem buscar melhorias significativas para sua vida diária.
Consulte mais detalhes através do link de referência: G1 Política.