SALESóPOLIS, SP — Algumas informações circulavam na internet afirmando que o prazo para solicitar o ressarcimento no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) havia acabado. Porém, essa informação é falsa.

(Foto: I.A)
Conforme informa o portal oficial do governo, o prazo segue está aberto até novembro. A ideia é de que todos recebam até o fim deste ano, o valor do reembolso será liberado por blocos.
Os depósitos têm início a partir desta quinta-feira (24), os primeiros 100 mil aposentados e pensionistas do INSS começam a receber.
Como funciona o ressarcimento do INSS?
Para receber o valor de volta, os beneficiários não precisam entrar com ação judicial. Basta aderir ao acordo firmado pelo Governo Federal, que foi homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
A adesão pode ser feita gratuitamente e sem a necessidade de envio de documentos adicionais, por meio do aplicativo Meu INSS ou presencialmente em agências dos Correios em todo o país.
O prazo para adesão vai até 14 de novembro de 2025, podendo ser prorrogado se necessário.
Pagamento automático na conta do beneficiário do INSS
Após a adesão, o pagamento será realizado automaticamente na mesma conta onde o aposentado já recebe o benefício.
O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, destacou que o governo está adiantando os recursos aos beneficiários, mas que as apurações para responsabilizar os culpados pelos descontos indevidos continuam em andamento.
Até o dia 20 de julho, mais de 714 mil aposentados e pensionistas haviam aderido ao acordo, representando aproximadamente 36% do total de beneficiários aptos a assinar a adesão, cerca de 1,9 milhão de pessoas.
Passo a Passo para adesão
- Acesso ao Aplicativo: Baixe o aplicativo Meu INSS na loja de aplicativos do seu smartphone;
- Login: Faça login com seu CPF e senha cadastrados.
- Adesão ao Acordo: No menu principal, selecione a opção “Consultar pedidos” e depois “Cumprir exigência”, clicando em cada pedido;
- Siga as instruções para formalizar sua adesão.
- Atendimento Presencial: Caso prefira, dirija-se a uma agência dos Correios mais próxima para realizar a adesão presencialmente.