SALESóPOLIS, SP — O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa neste mês a fazer o reembolso de valores que foram retirados indevidamente dos aposentados. Após constatar erros em cobranças, o órgão resolveu restituir as quantias.
(Foto: I.A)
Acesse o portal Meu INSS com seu login pelo Gov.br para consultar o extrato de pagamentos. Esse documento detalha tudo o que entra e saí da sua conta, e pode conter os valores que foram debitados.
Neste ano a CGU (Controladoria Geral da União) denunciou o desvio de bilhões de reais de aposentados do INSS que foram prejudicados por associações representativas. Essas empresas descontavam mensalidade do salário destas pessoas sem seu concentimento.
Quem tem direito a devolução de dinheiro no INSS?
- Quem identificou descontos injustos no comprovante de pagamento dos últimos 5 anos;
- Aposentados, pensionistas e qualquer segurado do INSS;
- Quem solicitar via Meu INSS ou na agência dos Correios para que a devolução seja feita pelo Instituto. A outra opção é entrar com uma ação contra o governo e contra a associação que fez o desvio, mas esse processo tende a ser mais demorado.
Quanto pode ser recebido na devolução do INSS em julho?
Depende! O valor da restituição pode partir de R$ 58 e ultrapassar R$ 558. Isso porque, depende de:
- Qual era o valor da mensalidade da associação;
- Por quantos meses a empresa debitou o valor do benefício do segurado;
- Reajuste pelo IPCA.
O governo se comprometeu a devolver tudo o que foi desviado com acréscimo de valor corrigido pelo IPCA (inflação) do período. Os depósitos começam no dia 24 de julho.
Como pedir o reembolso no INSS?
Para saber se você tem direito ao valor extra, e então fazer o pedido, verifique o extrato de pagamento no portal oficial do INSS. O procedimento é simples e pode ser feito com seu login.
- Acesse o App Meu INSS e faça login;
- O interessado deve acessar a aba “Consultar Pedidos”;
- Caso de fato haja dinheiro a ser recebido basta clicar no item “Cumprir Exigência”;
- Assinalar a opção “Aceito Receber”, localizada no fim da página;
- Clique em “Enviar”.
Não é necessário enviar nenhum documento além dos já apresentados. Outra opção é fazer o pedido em uma agência do Correio, neste caso é preciso levar um documento com foto.