Internet de graça com Starlink; quais modelos têm acesso a partir de 2025

A Starlink, serviço de internet via satélite da SpaceX, está prestes a oferecer uma grande novidade. Assim, ela promete trazer conectividade gratuita para celulares, começando em julho de 2025.

Esta inovação visa levar internet de alta qualidade para regiões remotas e de difícil acesso, onde a cobertura tradicional de operadoras de telefonia não chega.


Modelos de celulares compatíveis

A partir de 2025, a Starlink oferecerá conectividade via satélite para determinados modelos de smartphones, tornando a internet acessível em locais isolados. Confira a lista de aparelhos que terão acesso à internet gratuita:

Apple:

  • iPhone 14, 14 Plus, 14 Pro, 14 Pro Max
  • iPhone 15, 15 Plus, 15 Pro, 15 Pro Max
  • iPhone 16, 16 Plus, 16 Pro, 16 Pro Max

Google:

  • Pixel 9, Pixel 9 Pro, Pixel 9 Pro …

Motorola:

  • Razr (2024)
  • Razr Plus (2024)
  • Moto Edge (2024)
  • Moto G Power 5G (2024)

Samsung:

  • Galaxy A14, A15 …
  • Galaxy S21 até S25
  • Galaxy Z Flip 3 até Z Flip 6

Além disso, a T-Mobile também oferece compatibilidade com os modelos REVL 7 5G e REVL 7 Pro 5G.

Uma pessoa usando o celular para conectar na Starlink
Imagem: Geração/FDR

Como funciona a conexão

O serviço de internet via Starlink será ativado automaticamente sempre que o usuário estiver fora da cobertura da sua operadora tradicional.

Nesse momento, o dispositivo mostrará a identificação “T-Mobile SpaceX” na tela. Inicialmente, o serviço permitirá a realização de mensagens de texto, compartilhamento de localização e acesso a serviços de emergência.

Futuras atualizações podem incluir chamadas de voz e navegação pela internet.

Para garantir o funcionamento correto da conexão via satélite, é importante que o dispositivo móvel esteja com o sistema operacional atualizado, seja Android ou iOS.

Objetivo da iniciativa

A principal meta da Starlink com essa iniciativa é democratizar o acesso à internet. Usando satélites de baixa órbita, o serviço promete cobrir até os lugares mais isolados do planeta.

A expectativa, entretanto, é beneficiar especialmente as populações rurais e regiões de difícil acesso. Estes são locais onde a infraestrutura de telecomunicações tradicional não chega.

Com essa tecnologia, a Starlink se posiciona como uma solução viável para conectividade em locais onde, antes, o acesso à internet era quase impossível.

A iniciativa busca, ainda, promover inclusão digital, permitindo que mais pessoas no mundo possam se conectar e acessar serviços essenciais.

Como ativar o serviço da Starlink?

O processo de ativação do serviço de internet via Starlink será simples. Assim, quando o dispositivo fica fora da cobertura da operadora de telefonia local, a conexão com o satélite se estabelece.

Então, dispensa a necessidade de configurações complexas. Mas não se esqueça que para garantir que tudo funcione corretamente, é necessário que o smartphone esteja atualizado.

Moysés BatistaMoysés Batista
Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Além de ter entregue mais de 10 mil artigos em SEO nos últimos anos, tem se especializado na produção de conteúdo sobre benefícios sociais, crédito e notícias nacionais.