Em julho de 2025, o INSS anunciou uma medida importante para aposentados e pensionistas! Chega a liberação de um bônus de R$ 1.000,00 por pessoa para aqueles que sofreram descontos indevidos realizados por entidades associativas. Vamos entender como funciona e como você pode garantir o ressarcimento.
Quem pode aderir ao acordo de ressarcimento?
O INSS disponibilizou a oportunidade de ressarcimento para os beneficiários que contestaram descontos indevidos, mas não obtiveram resposta das entidades associativas.
Até agora, cerca de 3,8 milhões abriram contestações, sendo que aproximadamente 3 milhões (81%) não receberam retorno.
Como aderir ao acordo do INSS em julho?
A adesão ao acordo de ressarcimento é simples e gratuita. Afinal, os beneficiários não precisam enviar documentos.
Além disso, o valor cai automaticamente na conta do INSS onde o benefício é pago todos os meses. Veja as opções para adesão:
Pelo aplicativo Meu INSS:
- Acesse o aplicativo Meu INSS com CPF e senha.
- Então, vá até “Consultar Pedidos” e clique em “Cumprir Exigência”.
- Selecione “Sim” no campo “Aceito receber”.
- Envie a solicitação e aguarde o pagamento.
Presencialmente:
Os beneficiários também podem comparecer a mais de 5.000 agências dos Correios em diversas cidades para fazer a adesão.
Calendário de pagamentos
Os pagamentos começam em 24 de julho de 2025, e seguirão de forma escalonada, atendendo até 100 mil beneficiários por dia.
O pagamento, aliás, ocorre em parcela única, com correção pelo IPCA, desde o momento do desconto até a inclusão na folha de pagamento.
A ordem de repasse segue a data de adesão ao acordo. Ou seja, quem fizer o acordo antes, recebe primeiro.
Situações específicas
- Entidades que responderam: nos casos em que as entidades responderam às contestações, os documentos estão em análise. Caso o beneficiário não concorde com a resposta, poderá contestar ou pedir uma nova análise.
- Quem já entrou com ação judicial: aqueles que ainda não receberam valores pela via judicial poderão desistir da ação e optar pelo acordo. O INSS também pagará 5% de honorários advocatícios para as ações anteriores a abril de 2025.
- Grupos específicos: o INSS fará a contestação automática dos descontos para idosos com mais de 80 anos, indígenas e quilombolas.
Até quando é possível aceitar o acordo de R$ 1.000,00 por pessoa?
O prazo para a adesão ao acordo e contestação dos descontos indevidos vai até 14 de novembro de 2025. Desse modo, é possível realizar a adesão pelo Meu INSS, pela Central 135 ou presencialmente nos Correios.
Além disso, o INSS vai disponibilizar um serviço de atendimento móvel com o PREVBarco para atingir áreas de difícil acesso, como comunidades ribeirinhas.
O calendário com as cidades atendidas estará disponível no site do INSS. Para mais informações, portanto, não deixe de conferir o site oficial do INSS.