SALESóPOLIS, SP — O primeiro semestre do ano de 2025 já acabou e quem não cumpriu com as condicionalidades do Bolsa Família corre um sério risco de perder o acesso ao seu benefício. O Ministério do Desenvolvimento Social já deu início as revisões.

(Foto: I.A/Sora)
Para manter o auxílio do Bolsa Família, é vital atender a critérios específicos de elegibilidade. O primeiro passo é atualizar regularmente os dados educacionais e de saúde das crianças e adolescentes da família.
Essa ação assegura a frequência escolar e a vacinação em dia, principalmente de crianças que possuem menos de 7 anos.
Quais são os novos critérios de monitoramento?
O governo intensificou o monitoramento dos beneficiários para garantir a justa distribuição do Bolsa Família. Isso inclui a avaliação das condições socioeconômicas e validação dos dados em bancos governamentais.
A atualização dos dados de saúde para beneficiários do Bolsa Família é feita em um posto de saúde do município, também pode ocorrer na secretaria de saúde, vale perguntar na cidade onde mora. O processo ocorre uma vez por semestre, ou seja, duas vezes ao ano.
Para manter o pagamento do Bolsa Família nos próximos seis meses, quer dizer, até o final do ano será preciso:
- Atualizar o calendário de vacinação de crianças até 15 anos de idade;
- Atualizar o acompanhamento nutricional de crianças até 7 anos de idade;
- Manter a frequência escolar de no mínimo 60% das aulas no mês para crianças até 5 anos e 75% para crianças e jovens até 18 anos;
- Manter o pré-natal de gestantes.

Impacto no Seu Benefício
Como garantir o pagamento nos próximos meses?
Para assegurar o recebimento do benefício, siga rigorosamente as orientações do governo. Verifique a sua situação nos órgãos responsáveis. Isso garante o atendimento aos requisitos e previne interrupções no auxílio.
Seguir os critérios é essencial para a continuidade do auxílio. Mantenha-se atualizado e atento aos prazos de cadastro e comprovação de critérios.