Governo Federal envia alerta URGENTE para quem tem essas doenças

SãO PAULO (SP) — Um anúncio realizado nesta semana pelo Ministério da Saúde trouxe alegria para os brasileiros que usam a Farmácia Popular. Isso porque os cidadãos cadastrados na iniciativa passarão a receber alertas diretamente no celular sobre os remédios.

Governo Federal envia alerta URGENTE para quem tem essas doenças. (Imagem: Jeane de Oliveira/FDR)

O envio de mensagens será realizado pelo Ministério da Saúde como forma de garantir que os tratamentos essenciais não sejam interrompidos. Dessa forma, o alerta será enviado como um lembrete da necessidade de retirada da medicação na Farmácia Popular.

Veja quem receberá a mensagem no celular:

  • Inicialmente, de acordo com o comunicado oficial do Governo Federal, o alerta será enviado para os brasileiros que tem hipertensão e estão cadastradas na Farmácia Popular;
  • O comunicado será enviado para um total de 270 mil pessoas;
  • Elas foram escolhidas após terem retirado os medicamentos no programa Farmácia Popular por apenas três vezes nos últimos 12 meses;
  • O objetivo do alerta é informar aos pacientes sobre a importância crucial de não parar de tomar seus medicamentos;
  • Isso porque interromper o tratamento da hipertensão, por exemplo, pode trazer riscos sérios à saúde, como derrames e ataques cardíacos;
  • Em breve, o alerta também será realizado para outros grupos como o de pessoas com diabetes, por exemplo.

De acordo com a especialista do FDR, Lila Cunha, a ideia é que o projeto seja expandido e também passe a enviar outros comunicados relacionados a saúde, como aviso de consultas, por exemplo.

Saiba como fazer parte do Farmácia Popular:

A iniciativa que libera remédios de forma gratuita está disponível para milhões de brasileiros. Para ser atendido basta ir a uma farmácia credenciada e apresentar a documentação necessária.

No momento do atendimento será preciso apresentar um documento oficial com foto e CPF e uma receita médica válida.

Além disso, é necessário checar a lista de remédios que são liberados gratuitamente ou com desconto por meio da iniciativa.

 

Daniele GomesDaniele Gomes
Formada em jornalismo, com experiência como repórter de economia e política, além de assessoria de imprensa e gestão de redes sociais.