SALESóPOLIS, SP — Algumas misturas de produtos caseiros e que normalmente são usados para diferentes funções podem servir para na verdade substituir produtos de limpeza. Alguns são mais eficientes do que os produtos originais e mais baratos.

Foto: Jeane de Oliveira/FDR)
Não é recomendado por médicos e químicos fazer misturas com água sanitária e/ou cloro, principalmente se forem usados em ambientes fechados.
Embora a potência de limpeza desses produtos seja maior os seus agentes químicos podem causam uma reação que é prejudicial a saúde. Por isso, priorize a produção de produtos de limpeza caseiros sem essa composição.
Caso compre produtos caseiros vendidos porta a porta ou em mercearias, e sinta qualquer reação após usá-los, como coceira, irritação nos olhos, tosse, formigamento e outros, procure o pronto atendimento.
Como fazer produtos de limpeza caseiros
Os produtos de limpeza fabricados e comercializados por grandes empresas estão cada vez mais caros. No entanto, uma boa dona de casa sabe que não é possível ter eficiência na limpeza usando apenas água com sabão.
Para resolver o seu problema seguem algumas receitas de misturas caseiras que são baratas e econômicas.
Limpador multiuso
- 500 ml de água;
- 1 colher de bicarbonato de sódio;
- 2 colheres de vinagre;
- 1 limão.
Adicione essa mistura em um borrifador, aplique sobre a superfície e passe um pano seco.
Limpa manchas
- 1 parte de bicarbonato de sódio;
- 2 partes de vinagre.
Aplique sobre a superfície manchada e deixe agir por alguns minutos, depois limpe com um pano seco. No caso de roupa deixe a mistura agir e depois faça a lavagem comum da peça.
Desengordurante
- Detergente;
- Vinagre.
Mistura os dois produtos e aplique sobre o local desejado, esfregue com uma bucha e a gordura vai sair com facilidade.
Desinfetante caseiro
- 1 pacote de cravo da índia;
- 1 vidro de vinagre;
- 2 colheres de sopa de bicarbonato;
- 1 garrafa pet vazia.
Misture todos os produtos e coloque em uma garrafa pet, espere os produtos se alinharem no prazo de pelo menos 1 hora até que o líquido ganhe uma cor avermelhada. Depois disso é despejar no lugar desejado.