O pagamento da restituição de junho do Imposto de Renda 2025 será feito no dia 30 e virá com um acréscimo de 1% em relação ao valor original. O reajuste funciona como uma compensação ao contribuinte que teve valores retidos a mais na declaração, mas ainda aguarda a liberação dos recursos pela Receita Federal.

correção extra; veja quem recebe. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)
Diferente do primeiro lote, que não conta com nenhuma correção, a restituição de junho já inclui esse reajuste, sendo a partir do terceiro lote que o valor passa a ser atualizado também com base na taxa Selic, atualmente em um dos maiores níveis das últimas décadas. Isso pode representar uma vantagem financeira para quem receber nos lotes posteriores, já que o acréscimo não sofre desconto de Imposto de Renda, ao contrário de aplicações tradicionais. As informações são da Folha de S.Paulo.
Quem tem direito à restituição de junho?
A restituição é paga a quem declarou o IR dentro do prazo e teve imposto retido na fonte em valor superior ao devido. Para isso, é essencial preencher e entregar corretamente a chamada Declaração de Ajuste Anual, que reúne todos os ganhos e despesas dedutíveis do ano anterior.
Além disso, a ordem de liberação dos lotes segue critérios definidos por lei. Pessoas que se enquadram nas categorias prioritárias recebem primeiro. Entre elas estão:
- Idosos com 80 anos ou mais;
- Pessoas entre 60 e 79 anos;
- Contribuintes com deficiência ou doenças graves;
- Quem tem como principal fonte de renda o magistério;
- Aqueles que usaram a declaração pré-preenchida e escolheram o recebimento por Pix usando o CPF.
A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, traz detalhes da consulta do pagamento do 1º lote da restituição do Imposto de Renda.
Quando sai a restituição de junho?
O segundo lote da restituição será pago em 30 de junho. A consulta para saber se o contribuinte está entre os contemplados será aberta aproximadamente uma semana antes da data de pagamento. Para verificar, basta acessar o site oficial da Receita Federal ou entrar no e-CAC (Centro de Atendimento Virtual) com a conta Gov.br e seguir o passo a passo indicado.
Como consultar?
Para conferir se você está entre os beneficiados com a restituição, siga os seguintes passos:
- Acesse o site;
- Informe o número do CPF e a data de nascimento;
- Selecione o ano de exercício: 2025;
- Marque a opção “Sou humano” e clique em “Consultar”;
- Verifique na tela seguinte se sua restituição já está liberada.
Lotes e datas da restituição
A Receita Federal divide os pagamentos em cinco lotes, de maio a setembro. Veja o calendário completo:
- 1º lote: 30 de maio;
- 2º lote: 30 de junho;
- 3º lote: 31 de julho;
- 4º lote: 29 de agosto;
- 5º lote: 30 de setembro.