Colocar uma rolha na geladeira parece ideia de quem esqueceu a tampa da garrafa. No entanto, esse hábito vem ganhando popularidade entre quem busca soluções simples para o mau cheiro e a conservação dos alimentos.
Mas o que explica isso? A resposta está, basicamente, nas propriedades da cortiça. Esse material poroso consegue absorver umidade e odores do ambiente. Assim, ajuda a manter o ar interno da geladeira mais seco e menos propenso à proliferação de fungos e bactérias.
Além disso, o uso da rolha pode complementar outros métodos de limpeza, como o uso de bicarbonato ou vinagre branco.
Como usar a rolha corretamente na geladeira?
Antes de tudo, importante dizer que nem toda rolha serve para esse truque.
🔎 As melhores são as de cortiça natural, como as usadas em vinhos. Evite as rolhas sintéticas, que não possuem as mesmas propriedades de absorção.
Para usar é simples, basta colocar em um cantinho da geladeira, de preferência próximo às gavetas de legumes ou carnes.
Troque a rolha a cada 10 dias
Aqui outro ponto para se atentar. Afinal, com o tempo, a rolha perde sua capacidade de absorção. Por isso, o ideal é trocá-la a cada 7 a 10 dias.
Assim, você garante que ela continue funcionando como um desodorizador natural. Claro que esse truque não substitui a limpeza regular da geladeira, mas pode ser um ótimo aliado na manutenção diária.
Por que isso funciona?
A geladeira é um ambiente fechado e úmido. Mesmo pequenas quantidades de alimentos mal armazenados ou frutas muito maduras podem gerar odores e acelerar o apodrecimento de outros itens.
Por isso, a cortiça age como um filtro natural. Ela não neutraliza os odores como o bicarbonato, mas impede que eles se espalhem, criando um microambiente mais equilibrado para os alimentos.
Vale a pena tentar?
Sim. Embora, se trate de um truque barato, é fácil de testar e que pode ser especialmente útil em geladeiras pequenas ou muito cheias.
Para famílias grandes ou em períodos como o das festas de fim de ano, é realmente capaz de fazer bastante diferença.