A partir da próxima sexta-feira (30/05), as agências dos Correios começarão a atender os aposentados e pensionistas que não possuem acesso à tecnologia e foram vítimas da fraude de descontos indevidos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Imagem: Jeane de Oliveira / FDR
Segundo a Agência Brasil, o presidente do INSS disse que o atendimento presencial é exclusivo nas agências dos Correios. As agências do INSS não receberão esse tipo de pedido. A gente tem uma outra demanda, uma outra finalidade para essas agências da previdência social. Mesmo porque a gente não tem a capilaridade que os Correios têm.”
Como ser atendido nas agências dos Correios?
- Vá até uma agência dos Correios: o aposentado ou pensionista deve se dirigir pessoalmente à agência mais próxima;
- Levar documento oficial com foto, como RG, CNH ou carteira de trabalho.
Se o beneficiário estiver acamado ou com dificuldade de se locomover, uma terceira pessoa pode ir no lugar dele, desde que apresente uma procuração válida (não precisa ser pública) e o documento de identificação do procurador.
O procurador não pode alterar dados cadastrais. A visita serve apenas para consultar se houve desconto no benefício. O atendente dos Correios irá:
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Acessar o sistema;
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Verificar se houve desconto;
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Informar de qual associação foi feito o desconto e se foi autorizado;
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Gerar e entregar um protocolo com número, data e horário.
O comprovante será importante caso seja necessário apresentar reclamação futura ou acompanhar o caso junto ao INSS.
INSS é processado por vazamento de dados de segurados; veja o que pode acontecer
De acordo com a especialista do FDR, Yasmin Souza, o vazamento de dados de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) resultou em uma ação judicial coletiva protocolada contra o órgão e a Dataprev, empresa responsável por gerenciar os sistemas de tecnologia da Previdência.
A medida foi tomada pelo Instituto Defesa Coletiva, que acusa as instituições de negligência diante das falhas de segurança e da crescente exposição de informações sensíveis dos segurados.
O processo, que tem como base o vazamento de dados associado a práticas abusivas relacionadas ao crédito consignado, pede que cada beneficiário prejudicado receba uma indenização de R$ 5 mil por danos morais.