Vítimas da fraude do INSS serão atendidas nas agências dos Correios a partir de 30/05

A partir da próxima sexta-feira (30/05), as agências dos Correios começarão a atender os aposentados e pensionistas que não possuem acesso à tecnologia e foram vítimas da fraude de descontos indevidos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). 

Vítimas da fraude do INSS serão atendidas nas agências dos Correios a partir de 30/05 
Imagem: Jeane de Oliveira / FDR

 

Segundo a Agência Brasil, o presidente do INSS disse que  o atendimento presencial é exclusivo nas agências dos Correios. As agências do INSS não receberão esse tipo de pedido. A gente tem uma outra demanda, uma outra finalidade para essas agências da previdência social. Mesmo porque a gente não tem a capilaridade que os Correios têm.”

Como ser atendido nas agências dos Correios?

  • Vá até uma agência dos Correios: o aposentado ou pensionista deve se dirigir pessoalmente à agência mais próxima;
  • Levar documento oficial com foto, como RG, CNH ou carteira de trabalho.

Se o beneficiário estiver acamado ou com dificuldade de se locomover, uma terceira pessoa pode ir no lugar dele, desde que apresente uma procuração válida (não precisa ser pública) e o documento de identificação do procurador.

O procurador não pode alterar dados cadastrais. A visita serve apenas para consultar se houve desconto no benefício. O atendente dos Correios irá:

  • Acessar o sistema;

  • Verificar se houve desconto;

  • Informar de qual associação foi feito o desconto e se foi autorizado;

  • Gerar e entregar um protocolo com número, data e horário.

O comprovante será importante caso seja necessário apresentar reclamação futura ou acompanhar o caso junto ao INSS.

INSS é processado por vazamento de dados de segurados; veja o que pode acontecer

De acordo com a especialista do FDR, Yasmin Souza, o vazamento de dados de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) resultou em uma ação judicial coletiva protocolada contra o órgão e a Dataprev, empresa responsável por gerenciar os sistemas de tecnologia da Previdência.

A medida foi tomada pelo Instituto Defesa Coletiva, que acusa as instituições de negligência diante das falhas de segurança e da crescente exposição de informações sensíveis dos segurados.

O processo, que tem como base o vazamento de dados associado a práticas abusivas relacionadas ao crédito consignado, pede que cada beneficiário prejudicado receba uma indenização de R$ 5 mil por danos morais. 

Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).