Em diversos locais do país, os brasileiros estão enfrentando fortes chuvas e a mudança de clima. Com esses efeitos climáticos e a queda na temperatura, cresce o risco de gripes, infecções respiratórias e alergias. Veja como proteger a sua saúde.

Imagem: Agência Brasil
Uma frente fria avança pelo litoral do Sul e Sudeste do Brasil nesta sexta-feira (23/05), trazendo chuvas intensas e queda de temperatura em diversas regiões.
Segundo a Revista Oeste, o fenômeno afeta principalmente os litorais do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, com previsão de precipitações significativas que podem impactar atividades ao ar livre e o tráfego nas estradas.
A frente fria, originada no oceano, está associada a uma massa de ar polar que provoca instabilidade atmosférica, resultando em aumento da nebulosidade e chuvas persistentes. Além das chuvas, espera-se uma queda nas temperaturas.
Yasmin Souza, especialista do FDR, comenta sobre planos de saúde, confira.
Como cuidar da saúde no inverno?
-
Mantenha os ambientes ventilados: evite locais fechados e sem circulação de ar. Isso reduz o risco de contágio por vírus respiratórios;
-
Evite aglomerações desnecessárias: ambientes cheios aumentam a chance de infecções. Prefira espaços ao ar livre ou menos movimentados.
-
Use máscara quando necessário: se estiver em locais fechados ou com pessoas gripadas, proteja-se com máscara, especialmente se tiver doenças respiratórias.
-
Higienize as mãos com frequência: o uso de álcool gel e lavagem das mãos são hábitos essenciais, especialmente antes de se alimentar ou tocar o rosto.
-
Atualize suas vacinas: mantenha em dia vacinas como a da gripe (Influenza) e os reforços contra a Covid-19, incluindo a Bivalente.
-
Evite choques térmicos: ao sair de casa, agasalhe-se bem para evitar mudanças bruscas de temperatura, que são gatilhos para crises respiratórias.
-
Cuidado com o ar-condicionado: evite temperaturas muito frias e mantenha os filtros sempre limpos para não acumular fungos e ácaros.
-
Higienize e areje a casa: principalmente o quarto. Isso ajuda a evitar a proliferação de alérgenos e melhora a qualidade do ar.
-
Mantenha o tratamento respiratório: pacientes com asma ou DPOC devem seguir rigorosamente os tratamentos prescritos e não interrompê-los mesmo sem sintomas.
-
Evite contato com pessoas gripadas: se possível, mantenha distância de pessoas com sintomas. Caso conviva com alguém gripado, ofereça uma máscara.
-
Isolamento em caso de gripe: se estiver com sintomas, evite circular e use máscara para proteger os outros.
-
Pratique atividades físicas com segurança: com o tratamento adequado, quem tem asma pode (e deve) praticar exercícios físicos normalmente.