Frente fria chegando: dicas para proteger a sua saúde

Em diversos locais do país, os brasileiros estão enfrentando fortes chuvas e a mudança de clima. Com esses efeitos climáticos e a queda na temperatura, cresce o risco de gripes, infecções respiratórias e alergias. Veja como proteger a sua saúde.  

Frente fria chegando: dicas para proteger a sua saúde
Imagem: Agência Brasil

 

Uma frente fria avança pelo litoral do Sul e Sudeste do Brasil nesta sexta-feira (23/05), trazendo chuvas intensas e queda de temperatura em diversas regiões. 

Segundo a Revista Oeste, o fenômeno afeta principalmente os litorais do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, com previsão de precipitações significativas que podem impactar atividades ao ar livre e o tráfego nas estradas.

A frente fria, originada no oceano, está associada a uma massa de ar polar que provoca instabilidade atmosférica, resultando em aumento da nebulosidade e chuvas persistentes. Além das chuvas, espera-se uma queda nas temperaturas. 

Yasmin Souza, especialista do FDR, comenta sobre planos de saúde, confira.

Como cuidar da saúde no inverno?

  • Mantenha os ambientes ventilados: evite locais fechados e sem circulação de ar. Isso reduz o risco de contágio por vírus respiratórios;

  • Evite aglomerações desnecessárias: ambientes cheios aumentam a chance de infecções. Prefira espaços ao ar livre ou menos movimentados.

  • Use máscara quando necessário: se estiver em locais fechados ou com pessoas gripadas, proteja-se com máscara, especialmente se tiver doenças respiratórias.

  • Higienize as mãos com frequência: o uso de álcool gel e lavagem das mãos são hábitos essenciais, especialmente antes de se alimentar ou tocar o rosto.

  • Atualize suas vacinas: mantenha em dia vacinas como a da gripe (Influenza) e os reforços contra a Covid-19, incluindo a Bivalente.

  • Evite choques térmicos: ao sair de casa, agasalhe-se bem para evitar mudanças bruscas de temperatura, que são gatilhos para crises respiratórias.

  • Cuidado com o ar-condicionado: evite temperaturas muito frias e mantenha os filtros sempre limpos para não acumular fungos e ácaros.

  • Higienize e areje a casa: principalmente o quarto. Isso ajuda a evitar a proliferação de alérgenos e melhora a qualidade do ar.

  • Mantenha o tratamento respiratório: pacientes com asma ou DPOC devem seguir rigorosamente os tratamentos prescritos e não interrompê-los mesmo sem sintomas.

  • Evite contato com pessoas gripadas: se possível, mantenha distância de pessoas com sintomas. Caso conviva com alguém gripado, ofereça uma máscara.

  • Isolamento em caso de gripe: se estiver com sintomas, evite circular e use máscara para proteger os outros.

  • Pratique atividades físicas com segurança: com o tratamento adequado, quem tem asma pode (e deve) praticar exercícios físicos normalmente.

Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).