VITóRIA DA CONQUISTA, BA — Prepare-se, as inscrições no ENEM 2025 começam em alguns dias e só poderão ser feitas pela página do participante. Neste ano as provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro. Assim ainda dá tempo de se preparar e, quem sabe, conquistar uma vaga no ensino superior.
página do participante; veja como acessar
Imagem: FDR
A partir da próxima segunda-feira, 26, você já vai poder fazer sua inscrição no ENEM 2025. O Exame Nacional do Ensino Médio é aplicado pelo MEC em todo o país, geralmente no mês de novembro. Nesta edição os estudantes farão as provas nos dias 9 e 16 de novembro.
Inscrições no ENEM 2025
Os estudantes farão as inscrições pela Página do Participante. Quem está isento deve fazer a inscrição para garantir a participação. Por outro lado, quem não conseguiu ser isento terá que pagar a taxa de participação.
O prazo termina no dia 6 de junho, após a data apenas quem tiver pagado a taxa, que ainda não teve o valor informado, estará inscrito no exame.
Quem pode participar do ENEM 2025?
Não há restrições, todas as pessoas podem participar do Exame Nacional do Ensino Médio. Porém, quem ainda não terminou o ensino médio participa como treineiro e a nota não poderá ser usada para conquistar uma vaga no ensino superior.
Lembrando também que o Enem não é mais usado para a certificação de conclusão do ensino médio.
Quem desejar conquistar esse certificado deve participar do Encceja 2025, voltado também à certificação de ensino fundamental.
Cronograma do ENEM 2025
- Solicitação de isenção da taxa/Justificativa de ausência: 14 a 25 de abril
- Resultado das solicitações de isenção da taxa/Justificativa de ausência: 12 de maio
- Período de recursos: 12 a 16 de maio
- Resultado dos recursos: 22 de maio
- Prazo de inscrição: 26 de maio a 6 de junho
- Provas: 9 e 16 de novembro.
Apesar de a data de divulgação do resultado ainda não ter sido divulgada, a expectativa é de que ele esteja disponível apenas no início de 2026. Isso acontece porque o MEC ainda deve fazer a reaplicação do ENEM 2025.
Como usar a nota do Enem 2025?
Sistema de Seleção Unificada
- O SiSU oferece vagas em cursos em universidades públicas e institutos federais.
- Para concorrer é necessário ter nota maior que zero no Enem.
Programa Universidade para Todos
- Já o Prouni oferece bolsas de estudos totais (100%) ou parciais (50%) em cursos de graduação de instituições de ensino superior privadas.
- O programa recebe candidatos que alcançaram, pelo menos, 450 pontos de média das notas das cinco provas do Enem e não zeraram a redação do Exame.
Fundo de Financiamento Estudantil
- O FIES permite o financiamento de cursos superiores em instituições privadas.
- A diferença do programa para os outros financiamentos é que o estudantes só paga as mensalidades após a conclusão do curso.
- Os candidatos devem ter feito o Enem a partir da edição de 2010 e alcançado, pelo menos, 450 pontos de média das notas das cinco provas do Enem e não zerar a redação.
Também é possível usar a nota do Enem em universidades do exterior, especialmente nas portuguesas, em vários cursos.