A partir desta sexta-feira (23/01), os contribuintes já podem consultar a restituição do Imposto de Renda 2025. Na consulta, será possível descobrir se você receberá no primeiro lote. O primeiro lote será liberado na sexta seguinte, 30 de maio. Veja como fazer a consulta.

Imagem: FDR
A restituição do Imposto de Renda é a devolução de parte do valor pago a mais pelo contribuinte à Receita Federal durante o ano. Quem tem imposto a pagar (ou seja, pagou menos do que deveria) não recebe restituição.
Além disso, é importante lembrar que o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda será finalizado no mesmo dia que será disponibilizada a restituição do Imposto de Renda.
A especialista Jamille Novaes explica sobre o IRPF, confira.
Veja como consultar sua restituição do Imposto de Renda:
-
Acesse o site da Receita Federal;
-
Clique em “Imposto de Renda”;
-
Selecione a opção “Consultar minha restituição”.
Faça login com sua conta gov.br.
A restituição é depositada na conta bancária informada na sua declaração. O contribuinte tem até 1 ano para resgatar o valor. Caso a restituição não seja resgatada dentro do prazo:
-
Acesse novamente o site da Receita Federal;
-
Clique em “Entrar com gov.br” e faça o login;
-
No menu, vá para “Declarações e Demonstrativos”;
-
Clique em “Meu Imposto de Renda”;
-
Selecione a opção “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Calendário de restituição do Imposto de Renda 2025
-
Primeiro lote: 30 de maio;
-
Segundo lote: 30 de junho;
-
Terceiro lote: 31 de julho;
-
Quarto lote: 29 de agosto;
-
Quinto e último lote: 30 de setembro.
Restituição do IR 2025: O que fazer se você NÃO estiver no 1º lote
Com o fim do prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda 2025, se inicia o pagamento do 1º lote da restituição. Os dois serão realizados no mesmo dia: 30 de maio. No entanto, não se assuste se você não receber a devolução no primeiro lote.
Segundo o jornal O Globo, a Receita Federal irá liberar a consulta à restituição a partir de 23 de maio, sete dias antes do primeiro pagamento. Para o primeiro lote da restituição, os beneficiados são contribuintes com prioridade.
Por isso, se você não estiver neste lote, não precisa se preocupar. Você receberá nas próximos lotes. Porém, é bom ficar de olho para saber se não caiu na malha fina.