Fique atento! Nova lei da cidadania italiana pode prejudicar os brasileiros

SãO PAULO (SP) — Sonhada por milhares de brasileiros, a cidadania italiana pode garantir para o novo cidadão do país europeu uma série de benefícios, incluindo a possibilidade de um passaporte italiano. No entanto, uma mudança aprovada nesta semana pelo governo italiano deverá tornar a obtenção do documento mais difícil.

Fique atento! Nova lei da cidadania italiana pode prejudicar os brasileiros. (Imagem: Pexels/Reprodução)

Isso porque uma proposta apresentada pelo governo do país europeu e que já foi aprovada pelo congresso prevê uma importante mudança nas regras de liberação da cidadania italiana.

Com a alteração, a perspectiva é de que diversos brasileiros que atualmente já estão com o pedido de cidadania em aberto sejam prejudicados.

O prejuízo deverá existir já que a liberação da cidadania italiana, que antes acontecia para qualquer descendente de um cidadão do país europeu, se tornará mais restrita.

Dessa forma, quem não cumprir todos os requisitos estabelecidos corre o risco de ter o pedido negado.

Saiba as novas regras para a liberação da cidadania italiana:

  • As mudanças aprovadas estabelecem uma maior restrição para o direito à cidadania italiana;
  • Isso porque agora a liberação do direito por descendência estará restrito apenas para os filhos e netos de italianos;
  • Anteriormente, qualquer estrangeiro com descendência no país, independente da geração, poderia conseguir o documento;
  • A medida deverá afetar diretamente os brasileiros já que muitos dos pedidos realizados por cidadãos do país são do direito adquirido por gerações mais distantes;
  • No entanto, a regra será aplicada apenas para os processos que foram iniciados após o dia 27 de março de 2024;
  • Dessa forma, de acordo com o portal de notícias InfoMoney, quem realizou a solicitação antes estará protegido pela antiga regra.

Segundo a especialista do FDR, Lila Cunha, uma saída ainda pode restar para quem não cumpre os requisitos. Isso porque o pedido de liberação da cidadania pode ser judicializado.

As solicitações realizadas diretamente para a justiça tendem a obter a aprovação. No entanto, é necessário abrir o pedido na justiça italiana. Além disso, a demora para a liberação costuma ser consideravelmente maior nesses casos.

 

Daniele GomesDaniele Gomes
Formada em jornalismo, com experiência como repórter de economia e política, além de assessoria de imprensa e gestão de redes sociais.