SãO PAULO (SP) — Conseguir a cidadania italiana é um grande desejo para muitos brasileiros. Isso porque o passaporte do país europeu pode facilitar o acesso a outros países do continente. No entanto, uma mudança recente no formato da liberação da cidadania italiana pegou alguns brasileiros de surpresa.

Isso porque um novo decreto que irá impor novas regras para a liberação da cidadania italiana foi aprovado nesta semana no país. A alteração deverá dificultar o acesso, especialmente para quem busca a cidadania por descendência.
A partir de agora, os brasileiros que possuem algum tipo de descendência precisarão obedecer novas regras para conseguir a cidadania italiana.
Entenda as novas regras para liberação da cidadania italiana:
- Atualmente, o título é concedido sem o limite de gerações;
- Na prática, isso significa que qualquer pessoa que seja descendente de italiano poderia solicitar a cidadania;
- No entanto, o direito foi reduzido com a nova regra;
- Agora, a concessão do documento italiano será limitada e acontecerá apenas para os filhos e netos de italianos;
- Dessa forma, outras gerações não poderão mais ter a cidadania por descendência;
- Atualmente, segundo o portal de notícias Gazeta do Povo, um levantamento do Governo Federal revelou que mais de 30 milhões de brasileiros têm vínculos familiares com a Itália;
- Além disso, também existem cerca de 110 mil processos de brasileiros em aberto com o pedido do documento;
- Porém, com as novas regras, será preciso atender todos os requisitos para conseguir a liberação da cidadania.
De acordo com a especialista do FDR, Lila Cunha, a medida ainda poderá ser barrada judicialmente. Dessa forma, os cidadãos que não atendem aos novos critérios estabelecidos pelo governo podem entrar com ações judiciais para pedir a cidadania italiana.
No entanto, vale lembrar que esse pedido precisa ser realizado diretamente para a justiça da Itália, o que também pode representar um grande impedimento para os brasileiros em busca da cidadania italiana.