A Toyota apresentou, no dia 12 de março de 2025, o FT-Me, um carro elétrico inovador que pretende democratizar a mobilidade urbana. Como? Bem, este modelo compacto oferece um sistema de direção inovador.

Além disso, é um modelo que está se destacando por ser acessível e ecológico, desenhado para atender motoristas jovens e pessoas com deficiência. Segundo a empresa, esta iniciativa visa tornar a condução mais inclusiva.
Importante destacar que se trata de um conceito de carro, então, ele não tem uma data para chegar aos mercados.
Como FT-Me se destaca na mobilidade?
Antes de tudo, ao falarmos do FT-Me, na verdade temos que pensar no conceito de micromobilidade. Ou seja, vai ali ver a tia que mora no outro bairro. Compra algo no mercado, enfim, atividades que não ocorrem em grandes distâncias.
Desse modo, ele é inspirado nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2021 e Paris 2024. A grande inovação, aliás, é o fato de eliminar os pedais tradicionais, contando apenas com controles manuais.
Graças à proposta, o carro facilita a condução para pessoas que andam de cadeiras de rodas, por exemplo, sem adaptações adicionais.
Em alguns países europeus, motoristas a partir de 14 anos podem dirigir, devido à classificação como quadriciclo leve.
Design versátil e inteligente do novo carro da Toyota
A versatilidade do FT-Me, sem dúvida, se evidencia na cabine. O banco do passageiro é removível, permitindo lugar para cadeira de rodas ou carga extra.
O design minimalista e janelas grandes facilitam manobras e garantem visibilidade ideal no tráfego urbano.
Outro diferencial, é que o modelo conta com tecnologia de ponta, oferecendo câmeras de 360 graus para segurança adicional.
Esqueceu as chaves? Tudo bem, pois, este carro inovador conta com um sistema de desbloqueio via smartphone. Isso traz ainda mais praticidade e modernidade pro motorista.
Imagem: Divulgação/Toyota
Um novo rumo para o mercado europeu?
O desenvolvimento do FT-Me, de fato, ressalta o compromisso da Toyota com a micromobilidade urbana e sustentabilidade. A empresa planeja lançá-lo na Europa, com preço estimado em 10 mil euros, cerca de 63 mil reais.
Além disso, estão previstos testes e lançamento no mercado europeu antes de ser considerado para outras regiões, como o Brasil.