Inspiradas por ‘Vale Tudo’, mulheres vão à luta por pensão alimentícia: veja como garantir o direito

Você sabia que no Brasil as novelas não servem apenas para entreter os noveleiros? Historicamente, as telenovelas possuem um papel importante para retratar situações reais e até explicar situações desconhecidas. O remake ‘Vale Tudo’ não está fugindo disso: com a história da personagem Lucimar e sua luta pela pensão alimentícia, as brasileiras estão correndo atrás do direito. 

Após a cena onde a personagem entra com o pedido de pensão alimentícia para o filho, a Defensoria Pública entrou em contato com a atriz Ingrid Gaigher para informar que já foram registrados 4,5 mil acessos por minuto ao órgão com pesquisas sobre o direito à pensão.

Segundo o Estadão, já foram realizados 270 mil acessos em uma hora. Além do pico de acessos, também foram contabilizados 1.148 agendamentos realizados pelo aplicativo da defensoria pública. Esse número é 70% maior do que a média diária neste ano.

Em entrevista ao Correio Braziliense, a atriz disse: “Recebi uma mensagem da Defensoria e fiquei completamente emocionada. Isso mostra o poder que a novela tem no Brasil. É muito gratificante fazer parte de algo que tem um alcance tão rápido e tão potente”.

Veja como pedir pensão alimentícia

Escolha como entrar com o pedido. Você pode:

  • Contratar um advogado particular;

  • Buscar atendimento gratuito pela Defensoria Pública do seu estado.

Acesse a Defensoria Pública

  • Acesse o site oficial da Defensoria Pública do seu estado, ou

  • Baixe o aplicativo da Defensoria, se houver.

No Rio de Janeiro:

  1. Baixe o app “Defensoria RJ” na loja do seu celular;

  2. Cadastre-se com seus dados pessoais;
    Selecione a opção “Atendimento” ou similar;

  3. Escolha o tema “Família” > “Pensão alimentícia”;

  4. Preencha o formulário com os dados do responsável e da criança;

  5. Anexe documentos como: RG e CPF; Comprovante de residência; Certidão de nascimento do filho(a); Comprovante de renda (se houver);

  6. Envie o pedido e aguarde o agendamento ou retorno da Defensoria.

Aguarde o andamento

  • Após a análise, a Defensoria entrará com a ação de pensão alimentícia na Justiça;

  • Você será informado sobre as próximas etapas (como audiência).

O pagamento da pensão alimentícia é obrigatório até que o filho alcance a maioridade, mas pode se estender até os 24 anos, caso ele esteja estudando.

Outras informações estão disponíveis no FDR.

Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).