Kleber Mendonça Filho: saiba sobre o diretor de cinema brasileiro que foi SUCESSO em Cannes

Kleber Mendonça Filho (56), sem dúvida, é um dos nomes mais relevantes do cinema brasileiro contemporâneo. Natural de Recife, Pernambuco, ele conquistou reconhecimento internacional com obras que combinam crítica social, suspense e identidade cultural.

Agora, ele novamente chama a atenção do cenário internacional, com o lançamento de “O Agente Secreto” no Festival de Cannes.


Formação e início de carreira de Kleber Mendonça Filho

Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Kleber iniciou sua trajetória como crítico de cinema e programador cultural.

Nos anos 1990, passou a produzir videoclipes e curtas-metragens premiados, como Vinil Verde (2004) e Recife Frio (2009). Ambos reconhecidos em festivais nacionais e internacionais.

Kleber Mendonça Filho ao lado de Wagner Moura
Kleber Mendonça Filho ─ Imagem: Reprodução/Instagram

A estreia nos longas-metragens

Em 2008, Kleber lançou o documentário Crítico. Quatro anos depois, O Som ao Redor, foi seu primeiro longa de ficção, chegando ao cinema em 2012.

O filme foi elogiado pela crítica por abordar temas urbanos e sociais. Além disso, ele representou o Brasil na disputa por uma vaga no Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Seu sucesso se consolidou em 2016 com Aquarius, estrelado por Sônia Braga. O longa foi exibido em Cannes, distribuído em mais de 100 países e reforçou a reputação do diretor como voz crítica e autoral no cinema.

“Bacurau” e reconhecimento global

Em parceria com Juliano Dornelles, Kleber co-dirigiu Bacurau (2019). O filme mistura ficção científica e faroeste para retratar resistência social em uma pequena comunidade do sertão.

Aliás, Bacurau venceu o Prêmio do Júri no Festival de Cannes e se tornou um marco do cinema político brasileiro.

Novos projetos e legado

Em 2023, Kleber lançou o documentário Retratos Fantasmas, uma homenagem aos antigos cinemas do Recife.

Já em 2025, é impossível não comentar sobre sua volta a Cannes com O Agente Secreto, estrelado por Wagner Moura e ambientado na ditadura militar.

Onde assistir os filmes de Kleber Mendonça Filho?

As principais obras de Kleber estão disponíveis, basicamente, em plataformas como Netflix, Globoplay e Apple TV+.

Os curtas, como Recife Frio, também estão disponíveis em sites como o YouTube.

Sem dúvida, com o impacto de “O Agente Secreto”, Kleber Mendonça Filho representa um cinema brasileiro forte, crítico e premiado. Por isso, seu trabalho segue relevante e necessário tanto dentro quanto fora do país.

 

Moysés BatistaMoysés Batista
Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Além de ter entregue mais de 10 mil artigos em SEO nos últimos anos, tem se especializado na produção de conteúdo sobre benefícios sociais, crédito e notícias nacionais.