Todo mundo conhece a Coca-Cola e a identidade visual da marca: é só ver uma latinha vermelha que você já sabe qual é o refrigerante. Porém, existe uma cidade no Brasil que é a única do mundo onde a lata de coca-cola é diferente: na cor azul! Veja qual é a cidade e qual é o motivo.

Imagem: Publicitários Criativos/Divulgação / Viagem em Pauta
A cidade é Parintins, no Amazonas, onde ocorre uma tradição única no mundo: durante o Festival Folclórico, a Coca-Cola lança uma edição especial de sua lata na cor azul. As informações são da Revista Ana Maria.
A iniciativa é uma homenagem ao Boi Caprichoso, uma das duas agremiações folclóricas que protagonizam o evento. A rivalidade entre o Caprichoso, representado pelo azul, e o Garantido, pelo vermelho, é intensa e conhecida em todo o país, e a marca adapta sua embalagem para respeitar essa divisão simbólica.
Jamille Novaes, especialista do FDR, comenta sobre a Coca-Cola, confira.
Conheça o festival responsável por mudar a cor da lata de Coca-Cola
-
O Festival de Parintins, realizado anualmente no último fim de semana de junho, é um dos maiores eventos culturais do Brasil;
-
É reconhecido pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) como Patrimônio Cultural do Brasil, o festival atrai milhares de visitantes e transforma a cidade em um palco de tradições e rivalidades;
-
Durante os três dias de festividades, a cidade se divide em duas torcidas apaixonadas que defendem seus bois com cantos, danças e apresentações teatrais.
A Coca-Cola, patrocinadora oficial do evento, percebeu a importância de respeitar a identidade das torcidas e, por isso, criou a lata azul exclusivamente para Parintins durante o festival.
A ação é uma estratégia de marketing e uma forma de integração com a cultura local, tornando a lata azul um item colecionável e um símbolo de apoio ao Boi Caprichoso.
Além da Coca-Cola, outras marcas também se adaptam ao festival. A Brahma, por exemplo, lança latas personalizadas desenhadas por artistas locais e participa ativamente das celebrações, incluindo a entrega de um caminhão de cerveja para o boi vencedor.
Outras informações estão disponíveis no FDR.