SãO PAULO (SP) — Desfilar como rainha de bateria é um sonho para muitas pessoas que amam o carnaval. No entanto, depois que a gente sabe que os detalhes financeiros estão atrelados ao cargo.

Apesar de ser um posto de prestígio e de muita responsabilidade dentro de uma escola de samba, o cargo de rainha de bateria exige um certo investimento financeiro.
Isso porque, apesar de muita gente achar que uma rainha de bateria fatura milhões com o cargo, na verdade, ela pode ter que desembolsar um alto valor para ocupá-lo.
Entenda os gastos como rainha de bateria:
- Isso porque a disputa pelo cargo de rainha da bateria é alta, o que leva algumas escolas a cobrar valores altos para quem deseja ocupar o espaço;
- Além disso, é preciso ter a aprovação do presidente da escola de samba e de outros membros;
- Dessa forma, também é exigido um prestígio entre os integrantes da escola de samba, além de dinheiro.
- De acordo com o portal de notícias Extra, o custo pelo cargo de musa ou rainha de bateria pode ser de até R$ 1 milhão, dependendo da escola onde existe o desejo de desfilar;
- Mas, não para por aí, além do valor que deve ser doado para a escola de samba, a rainha da bateria também é responsável pela confecção do seu figurino;
- Os looks são feitos não só para o desfile, mas também para outras ocasiões onde ela deve representar a escola;
- Como um desfile exige uma roupa à altura do momento, o custo pode ser alto apenas para a confecção da roupa;
- A mulher também é responsável pelos trajes que irá utilizar durante os ensaios e outras apresentações oficiais, aumentando ainda mais o valor que precisa ser investido.
De acordo com a especialista do FDR, Lila Cunha, o alto valor de investimento necessário acaba limitando as pessoas que ocupam o cargo.
No entanto, em algumas escolas, o posto é ocupado por convite. Dessa forma, a confecção da roupa é realizada pela própria escola, reduzindo os gastos.