Nesta semana, muitos beneficiários aprenderam o que fazer se houve desconto indevido no seu benefício do INSS. Mas se você identificou ou não sabe nem verificar, não deixe de conferir este artigo.
A seguir, não apenas explicamos como verificar a cobrança indevida. Você também vai aprender a solicitar o reembolso e quais canais usar para resolver a situação com segurança.
Como saber se houve desconto indevido no seu benefício do INSS?
Entre março de 2020 e março de 2025, quase 10 milhões de beneficiários sofreram cobranças indevidas de mensalidades associativas. O levantamento do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), veio acompanhada de uma solução.
Assim, desde a última terça-feira (13), milhões de beneficiários receberam uma notificação no aplicativo Meu INSS. Ela continha o seguinte conteúdo:
“Aviso importante para você
Foi identificado desconto de entidade associativa em seu benefício. A partir de amanhã você poderá informar se autorizou ou não através do Meu INSS ou ligue 135”.
Os notificados, portanto, devem verificar as atualizações no aplicativo Meu INSS, e fazer o login com seu CPF e senha.

- Em seguida, toque em “Atualização de benefício”;
- Entre na opção “Mensalidade Associativa”;
- Agora, verifique se houve descontos indevidos;
- Se não houve autorização para o débito do recurso, basta clicar nesta opção.
Você vai ver uma mensagem na tela informando sobre o sucesso do pedido. Para ver o andamento do pedido, basta usar os canais de atendimentos do INSS.
Além disso, você consegue realizar o processo pela Central 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Quais são os prazos para receber a devolução?
Depois que você fizer o seu pedido de devolução, é necessário se atentar às seguintes datas:
- A entidade terá 15 dias úteis para comprovar que o desconto foi autorizado;
- Se não comprovar, terá mais 15 dias úteis para devolver os valores ao INSS;
- O INSS repassará o valor ao beneficiário, corrigido pela inflação.
O valor será depositado diretamente na conta onde o benefício é pago, sem necessidade de apresentar documentos adicionais.
Como evitar golpes? Use apenas canais oficiais
O INSS também vem intensificando os avisos em relação a fraudes neste momento de devolução dos valores descontados indevidamente. Então, para segurança, nunca informe dados fora dos canais oficiais:
- Site ou aplicativo Meu INSS
- Telefone 135
Desconfie de mensagens, e-mails ou ligações pedindo seus dados pessoais, uma vez que, o próprio instituto destacou que não usará este meio de contato.