Alerta de Fake News: Regras de bagagem de mão NÃO mudaram

VITóRIA DA CONQUISTA, BA — Alguns portais têm divulgado a informação de mudança, porém, a Anac informou que as regras de bagagem de mão não mudaram. Assim quem está se preparando para viajar não precisa correr para comprar uma mala noma. Entenda melhor a situação e não caia na Fake News.

Alerta de Fake News: Regras de bagagem de mão NÃO mudaram
Foto: Freepik

Quem está se preparando para viajar foi bombardeado nos últimos dias por uma onda de Fake News. A Anac tranquiliza a população informando que as regras de bagagem de mão não mudaram, seguem as mesmas. Confira o que fazer para não pagar taxa extra por excesso de peso na mala.

Regras de bagagem de mão não mudaram

  • Desde 2016 a Resolução nº 400 está ativa no Brasil definindo as regras de bagagem de mão nos voos domésticos, ou seja, dentro do Brasil.
  • De acordo com a Anac, as regras são as mesmas desde que a norma foi implementada em dezembro de 2016.
  • Sendo assim, todas as notícias que afirmarem que a Resolução nº 400 mudou são falsas, exceto os casos de mudanças feitas pelas companhias em suas regras internas.

Regras de bagagem de mão em voos domésticos

  • A regra é simples, cada passageiro pode viajar com uma mala de mão de até 10 kg.
  • Contudo, a empresa pode determinar limites de altura, largura e comprimento da bagagem.
  • A partir disso elas podem cobrar taxas extras pelo excesso de bagagem, quando o viajante ultrapassar os limites definidos.
  • Na regra a bagagem de mão pode ser comportada na cabine do avião, juntamente com os passageiros.
  • Porém, a empresa aérea pode definir que as malas serão despachadas por motivos de segurança ou capacidade da aeronave.
  • Além da bagagem as companhias aéreas permitem que o viajante leve um item pessoal, que pode ser uma bolsa ou mochila pequena e que será acomodada embaixo do seu assento.
  • Nesse caso o passageiro deve verificar as regras junto à companhia antes da viagem.

De acordo com Laura Alvarenga, especialista do FDR, os idosos podem viajar de graça, descubra como.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.