VITóRIA DA CONQUISTA, BA — Alguns portais têm divulgado a informação de mudança, porém, a Anac informou que as regras de bagagem de mão não mudaram. Assim quem está se preparando para viajar não precisa correr para comprar uma mala noma. Entenda melhor a situação e não caia na Fake News.
Foto: Freepik
Quem está se preparando para viajar foi bombardeado nos últimos dias por uma onda de Fake News. A Anac tranquiliza a população informando que as regras de bagagem de mão não mudaram, seguem as mesmas. Confira o que fazer para não pagar taxa extra por excesso de peso na mala.
Regras de bagagem de mão não mudaram
- Desde 2016 a Resolução nº 400 está ativa no Brasil definindo as regras de bagagem de mão nos voos domésticos, ou seja, dentro do Brasil.
- De acordo com a Anac, as regras são as mesmas desde que a norma foi implementada em dezembro de 2016.
- Sendo assim, todas as notícias que afirmarem que a Resolução nº 400 mudou são falsas, exceto os casos de mudanças feitas pelas companhias em suas regras internas.
Regras de bagagem de mão em voos domésticos
- A regra é simples, cada passageiro pode viajar com uma mala de mão de até 10 kg.
- Contudo, a empresa pode determinar limites de altura, largura e comprimento da bagagem.
- A partir disso elas podem cobrar taxas extras pelo excesso de bagagem, quando o viajante ultrapassar os limites definidos.
- Na regra a bagagem de mão pode ser comportada na cabine do avião, juntamente com os passageiros.
- Porém, a empresa aérea pode definir que as malas serão despachadas por motivos de segurança ou capacidade da aeronave.
- Além da bagagem as companhias aéreas permitem que o viajante leve um item pessoal, que pode ser uma bolsa ou mochila pequena e que será acomodada embaixo do seu assento.
- Nesse caso o passageiro deve verificar as regras junto à companhia antes da viagem.
De acordo com Laura Alvarenga, especialista do FDR, os idosos podem viajar de graça, descubra como.