O que o crescimento do varejo em março revela sobre a economia brasileira

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que em março deste ano, o comércio varejista brasileiro registrou um crescimento de 0,8% em relação a fevereiro. Esse é o maior patamar alcançado da série histórica iniciada em 2000. 

O que o crescimento do varejo em março revela sobre a economia brasileira
Imagem: Jeane de Oliveira / FDR

 

Segundo a Agência Gov, essa é a terceira taxa positiva seguida, levando o índice de média móvel trimestral a 0,6%, após avanço de 0,3% no trimestre encerrado em fevereiro. 

Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) e foram divulgados nesta quinta-feira (15/5) pelo IBGE.

“No último mês, o que chama mais atenção é o perfil distribuído do crescimento intersetorial. Tivemos seis atividades em crescimento, inclusive as com mais peso, como a farmacêutica e hiper e supermercados. Os meses anteriores mostram uma volta ao protagonismo de hiper e super, especialmente em fevereiro, com alta de 1,2%”, explica o gerente da Pesquisa Mensal de Comércio, Cristiano Santos.

Jamille Novaes, especialista do FDR, comenta sobre o IBGE, confira.

Veja o desempenho do crescimento do varejo por setores

  • Livros, jornais, revistas e papelaria: crescimento expressivo de 28,2%, atribuído a variações no calendário escolar que deslocaram as vendas de fevereiro para março. Apesar disso, em relação ao mesmo período do ano passado, registrou uma queda de 6,9%;

  • Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação: aumento de 3,0%, influenciado pela volatilidade cambial e estratégias de reposição de estoques;

  • Outros artigos de uso pessoal e doméstico: alta de 1,5%;

  • Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria: crescimento de 1,2%;

  • Tecidos, vestuário e calçados: incremento de 1,2%;

  • Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo: leve alta de 0,4%.

Por outro lado, os setores de móveis e eletrodomésticos e combustíveis e lubrificantes apresentaram quedas de 0,4% e 2,1%, respectivamente.

O comércio varejista ampliado, que inclui as vendas de veículos, motos, partes e peças, além de material de construção, teve um avanço de 1,9% em março, após uma variação negativa de 0,2% em fevereiro.

Na comparação com fevereiro, 21 das 27 unidades da federação apresentaram resultados positivos nas vendas do comércio varejista, com destaque para Rondônia (5,2%), Sergipe (3,7%) e Amazonas (3,4%). 

Outras infirmações estão disponíveis no FDR.

Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).