Muitos brasileiros se animaram com a notícia sobre como conseguir cidadania italiana e passaporte europeu, por terem sobrenome italianos.
Sobrenomes tradicionais italianos podem ser um indicativo de descendência, mas o governo italiano reforça um ponto vital para conceder a cidadania.

O Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional da Itália (MAECI) destaca que a cidadania só é concedida mediante comprovação documental.
Assim, a lista divulgada com nomes como Rossi, Bianchi, De Luca e Lombardi apenas exemplifica a herança cultural. Contudo, não tem valor legal para a concessão da cidadania.
Entenda o contexto da medida
Esta iniciativa que ganhou destaque nos últimos dias, vem com o objetivo de fortalecer os laços com descendentes de europeus.
Afinal, diferentes países na Europa, oferecem o reconhecimento da cidadania por jus sanguinis (direito de sangue). De acordo com as regras claras, o sobrenome, por si só, não é suficiente para garantir direito ao passaporte europeu.
Quais são os critérios reais para obter a cidadania italiana?
Para solicitar a cidadania, é necessário comprovar a relação direta com cidadão italiano. Atenção:
Se for por parte de pai, não há limite de gerações. No entanto, o pedido via materna é válido apenas para mulheres que nasceram depois de 1º de janeiro de 1948.
O processo é relativamente simples, considerando que o primeiro passo é acessar o site do consulado italiano correspondente.
Em seguida, é necessário preencher o formulário com os dados exigidos e confirmar a inscrição pelo e-mail. O próximo passo é agendar o horário para apresentar os documentos comprobatórios.
Veja as vantagens de ter a cidadania italiana
Com a cidadania reconhecida, o cidadão pode:
- Residir, trabalhar ou estudar legalmente em países da União Europeia;
- Aproveitar da livre circulação em todo território europeu.
A importância de se atentar a falsas promessas
Com o aumento na demanda, crescem também os golpes. Muitas assessorias prometem “facilidade” com base apenas no sobrenome — o que é falso.
Por isso, não deixe de procurar orientação com profissionais qualificados ou diretamente com consulados italianos.
Assim, vimos como conseguir cidadania italiana e passaporte europeu e que os sobrenomes italianos podem indicar descendência, mas não garantem cidadania. Para isso, é indispensável a comprovação documental mostrando que você é realmente descendente.