SãO PAULO (SP) — Conseguir a cidadania de um país europeu tem se tornado um grande desejo de diversos brasileiros. Isso porque, ao conseguir a cidadania, o brasileiro passa a contar com uma série de benefícios, incluindo o passaporte de outro país. Em breve, as regras para liberação da cidadania italiana devem ser atualizadas.
A mudança foi aprovada na etapa inicial de análise que é realizada pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado da Itália. No entanto, ainda deverão ser realizadas outras etapas e votações para que as atualizações sejam confirmadas.
A expectativa é de que essa análise seja realizada até o final deste semestre. Caso as alterações sejam confirmadas, a liberação da cidadania italiana deverá ser facilitada.
Saiba o que muda para a concessão da cidadania italiana:
- Em votação, foi definido que não será mais realizada a exigência de conhecimento do idioma italiano para solicitar a cidadania;
- Segundo o portal de notícias Terra, a medida traz um importante benefício para quem não nasceu no país e por isso não tem conhecimento do idioma;
- Atualmente, a cidadania pode ser concedida para cidadãos nascidos ou residentes no exterior com pais ou avós com cidadania italiana;
- Além disso, existe um limite geracional para a transmissão da cidadania por direito de sangue;
- Na prática isso significa que quem tem um bisavô ou outro parente mais distante com cidadania não pode contar com o direito;
- De acordo com os parlamentares italianos, a restrição acontece com o objetivo de evitar o abuso de pedidos de cidadania.
De acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, a mudança foi realizada depois que uma série de pedidos de cidadania por descendência foram verificados.
Em alguns casos, a solicitação era realizada por conta da existência de ancestrais italianos de mais de 100 anos atrás, por exemplo.
Dessa forma, a nova restrição trouxe um limite para esse pedido. Porém, com a liberação da exigência do idioma, a expectativa é de que a restrição seja reduzida.