Não fique sem celular; aprenda a prolongar a bateria dele

VITóRIA DA CONQUISTA, BA — aparelho celular hoje é mais que um item usado para ligações, ele também guarda memórias, facilita os pagamentos, entre outras situações. Mas, nem todo mundo sabe, mas algumas situações podem estragar a bateria do seu aparelho, como o brilho da tela. Não fique sem celular, confira o que fazer para evitar que ele descarregue rápido.

Não fique sem celular; aprenda a prolongar a bateria dele
(Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

Não fique sem celular, com dicas simples você prolonga a bateria do seu aparelho e pode registar as saídas de casa, fazer pagamentos e mais. Uma especialista da TIM Brasil te ajuda a entender melhor como funciona o seu aparelho e o que fazer.

Não fique sem celular, prolongue a bateria dele

As dicas da membro do Instituto dos Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE) e Technology Partnerships Specialist na TIM Brasil, Gabrielle Silva, foram apresentadas pelo G1, confira:

Brilho da tela

O display do celular é justamente o componente que mais consome a bateria do seu aparelho. Portanto, manter a luz em alta intensidade pode fazer com que ele descarregue mais rápido.

A dica da especialista é usar o brilho automático, essa é uma forma de você equilibrar a visibilidade do aparelho, especialmente em ambientes com boa iluminação, com a economia de energia. Ativando o recursos o próprio celular vai definir a intensidade de luz de acordo com o ambiente.

Aplicativos

Os aplicativos de segundo plano são aqueles que continuam ativos, mesmo quando não estão abertos na tela, ou seja, eles continuam realizando tarefas em seu aparelho. As redes sociais, apps de e-mail e os mapas são exemplos desses apps.

Como eles continuam realizando tarefas, acabam consumindo energia. Nesse caso a dica é revisar as permissões e limitações verificando se o app realmente precisa permanecer em segundo plano.

Múltiplas conexões

Já as múltiplas conexões, o nome mesmo já diz, acontece quando o celular está com várias conexões feitas. Por exemplo: Wi-Fi, bluetooth e localização ativas. Nesse caso o ideal é manter as conexões desativadas quando não estiverem em uso, assim você economiza a bateria e, consequentemente, também gasta menos energia.

Sinal Instável

Quando o sinal da sua operadora de telefonia estiver fraco ou instável, provavelmente, o seu aparelho celular vai consumir mais bateria. Isso acontece porque a tendência é de que os aparelhos aumentem a potência para manterem a conexão, isso acontece mesmo que você não esteja usando o celular.

A dica da especialista é ativar o modo avião, caso não seja necessário manter a conectividade.

Jogos e vídeos

Jogos pesados e os vídeos em alta resolução exigem bastante do CPU e GPU, portanto, aumentam o consumo de energia, além de aumentarem a temperatura do aparelho.

O ideal, nesse caso, é fazer pausas e ajustar a qualidade dos vídeos. Além disso, evite o uso do celular enquanto ele carrega.

Tipos de conexão

As conexões mais recentes tendem a oferecer uma velocidade melhor, o grande destaque é para o 5G, que tem navegação rápida e fluida. Porém, elas acabam também aumentando o gasto da bateria.

Nesse caso não há muito o que fazer, já que a conexão é uma das maiores necessidades dos usuários de celulares.

Marina Costa, especialista do FDR, comenta mais sobre os hábitos que reduzem a vida útil da sua bateria.

 

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.