Nave caindo do céu? Entenda como foi a queda da Kosmos 482 neste sábado (10)

SãO PAULO (SP) — Olhar para o céu e observar uma nave caindo. O que pode parecer um pesadelo se tornou realidade para alguns moradores da Indonésia neste sábado (10). 

Nave caindo do céu? Entenda como foi a queda da Kosmos 482 neste sábado (10). (Imagem: Nasa/Reprodução)

Isso porque, dependendo da localização, foi possível avistar a queda da nave soviética Kosmos 482. Apesar de ter sido criada para pousar em Vênus, a nave permaneceu girando na órbita terrestre por décadas.

Lançada em 1972, a Kosmos 482 caiu depois de 53 anos na órbita da Terra. A nave espacial foi lançada ainda durante a era soviética.

Entenda como foi a queda da Kosmos 482:

  • De acordo com o portal de notícias CNN Brasil, a nave contava com uma forma de cilindro e tinha cerca de 1 metro de diâmetro;
  • O objeto na atmosfera da Terra por volta das 3h24 desta madrugada, no horário de Brasília;
  • A queda aconteceu no Oceano Índico, a oeste de Jacarta, na Indonésia;
  • A Kosmos 482 foi lançada originalmente para realizar um pouso em Vênus;
  • O objetivo era de que a nave estudasse o ambiente do planeta;
  • No entanto, ainda durante o lançamento, a nave apresentou uma falha que a impediu de seguir até o destino final;
  • Por fim, durante as últimas décadas, a nave circulou sem rumo pela órbita da Terra;
  • Com o tempo, o objeto foi lentamente arrastado para a Terra;
  • A trajetória estava sendo acompanhada há anos por astrônomos e especialistas em tráfego espacial;
  • Segundo eles, a queda não representou um risco para as pessoas na Terra.

De acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, é comum que alguns objetos peguem fogo ou se despedacem no momento em que retornam para a Terra.

No entanto, esse não era um risco para a Kosmos 482 que foi projetada para sobreviver a entrada em Vênus. 

Isso porque a nave espacial conta com um importante escudo térmico que a protege de temperaturas ou pressões mais fortes.

Além disso, a densidade em Vênus é 90 vezes maior do que a da Terra. Com isso, o dispositivo foi preparado para resistir a maiores pressões. 

 

Daniele GomesDaniele Gomes
Formada em jornalismo, com experiência como repórter de economia e política, além de assessoria de imprensa e gestão de redes sociais.